Romoaldo de Souza

Executivo contraria Congresso e decide retomar a reoneração da folha de pagamento

Embora a oposição diga que tem votos para derrubar as medidas

Imagem do autor
Cadastrado por

Romoaldo de Souza

Publicado em 28/12/2023 às 18:56
Notícia
X

‘É PRECISO REONERAR’
“O cobertor é curto”, diz o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para justificar o anúncio de que o governo Lula da Silva (PT) vai “retomar a reoneração” da folha de pagamento de 17 setores da economia.

“Encaminhamos ao Congresso uma reoneração gradual, com análise setor a setor, gradual, não necessariamente volta aos 20% de cota patronal, pode ficar abaixo disso e ficará abaixo disso em alguns casos e com um ingrediente novo que queremos testar, que é a ideia de você isentar de pagamento de cota patronal o primeiro salário mínimo que o trabalhador receber”, antecipou Haddad.

‘VAMOS DERRUBAR’
“Isso é o que chamamos de insegurança jurídica”. O argumento é do senador Efraim Filho (União Brasil-PB). O paraibano criticou o anúncio do ministro Fernando Haddad e defendeu uma “robusta articulação” no Congresso Nacional, contra a medida.

"A edição da MP contraria uma decisão tomada por ampla maioria pelo Congresso. Vai sofrer resistências desde a largada. Traz insegurança jurídica para o empreendedor, que, no dia 1º de janeiro, ficará sem saber qual regra seguir, se a da MP ou a da lei aprovada pelo Congresso e hoje publicada", disse o senador.

TREVO DE QUATRO FOLHAS
Segundo a tradição dos povos celtas, encontrar um trevo de quatro folhas é sinal de boa sorte.

No Brasil, a poesia “Trevo de Quatro Folhas” tornou-se queridinha dos fãs da bossa nova na voz do baiano de Juazeiro João Gilberto (1931-2019.

“Vivo esperando e procurando ?Um trevo no meu jardim ?Quatro folhinhas nascidas ao léu ?Me levariam pertinho do céu ?Feliz eu seria e o trevo faria ?Que ela voltasse pra mim ?Vivo esperando e procurando ?Um trevo no meu jardim”
[Harry Woods/Mort Dixon]

A Lotex (Loteria Instantânea Exclusiva) teve o autorização de funcionamento dada pelo Ministério da Fazenda. A raspadinha vai repassar 0,4% para a seguridade social; 13% para oFNSP (Fundo Nacional de Segurança Pública); 0,9% para oMinistério do Esporte; 0,9% para oFNC (Fundo Nacional de Cultura); 1,5% para instituições de futebol pelo uso dos escudos e marcas; 18,3% para o agente operador da Lotex; e 65% para o pagamento de prêmios e imposto de renda sobre a premiação.

Boa sorte!

PENSE NISSO!
Na última entrevista coletiva do ano, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, criticou os preços altos das passagens aéreas e disse que o aumento de 65% “nos últimos quatro meses está preocupando”, disse. ”Elas já estavam caras há quatro meses e elas subiram 65%, o que está afetando o IPCA”, disse Haddad.

No prédio ao lado, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos publicou o calendário de feriados e pontos facultativos, em 2024, para o setor público.

De acordo com o Diário Oficial, os únicos feriados prolongados serão o Carnaval, de 10 a 13 de fevereiro, a Paixão de Cristo, em 29 de março e Corpus Christi,30 de maio.

Confira o calendário:
1º de janeiro, Confraternização Universal - segunda-feira.
Carnaval - de 10 a 13 de fevereiro - sábado a terça-feira.
Paixão de Cristo - 29 de março - quinta-feira.
Tiradentes - 21 de abril - domingo.
Dia do Trabalho - 1º de maio - quarta-feira.
Corpus Christi - 30 de maio - quinta-feira.
Independência do Brasil - 7 de setembro - sábado
Festa de Nossa Senhora Aparecida - 12 de outubro - sábado
Finados - 2 de novembro - sábado
Proclamação da República - 15 de novembro - sexta-feira.
Dia da Consciência Negra - 20 de novembro - quarta-feira.
Natal - 25 de dezembro - quarta-feira.

Dá para se organizar e comprar passagens aéreas mais baratas.
Pense nisso!

 

 

 

 

 

 

 

 

Tags

Autor