Romoaldo de Souza

Bolsonaro convoca ato político para sair bem na foto

Lula retoma viagens e vai à terra onde o café foi "descoberto", segundo conta o podcast Café & Conversa

Imagem do autor
Cadastrado por

Romoaldo de Souza

Publicado em 13/02/2024 às 17:37
Notícia
X

ESTICANDO A CORDA
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que cozinha a viuvez do poder há mais de 400 dias, decidiu-se por uma presepada midiática, convocando os “patriotas” para uma manifestação “pacífica”, segundo seu fiel escudeiro, Fabio Wajngarten, ex-secretário de Comunicação da Presidência da República.

Em vídeo, Bolsonaro diz que quer se defender "de todas as acusações que têm sido imputadas" a ele e antecipou que além de discursos o ato político será “uma fotografia de todos vocês, pois vocês são as pessoas mais importantes desse evento. Para mostrar para o Brasil e para o mundo a nossa união, as nossas preocupações, o que nós queremos.”

NA AVENIDA
Enquanto o Partido Liberal pede ao governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), que o estado não repasse mais verbas para a Escola de Samba Vai-Vai, “por retratar agentes de segurança como figuras demoníacas em uma de suas alegorias.”

A ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, elogiou a elegoria da Acadêmicos do Salgueiro que “levou a beleza e a luta do povo Yanomami para a avenida".

FOLIÃO NOTA ZERO
O senador Renan Calheiros (MDB-AL) não poupou críticas ao desafeto político Arthur Lira (PL-AL) por ter desfilado na Beija-Flor, no último domingo.

“Os foliões que coreografaram acordos ilegais desfilaram na avenida, inebriados pelo dinheiro público”, disse o senador alagoano. A crítica de Renan é que a prefeitura de Maceió “torrou” R$ 8 milhões para patrocinar a escola de samba de Nilópolis. “É desumano e cruel. Merece nota zero em todos os quesitos”, completou.

LULATUR
O presidente Lula da Silva (PT) retomou suas viagens internacionais e desta vez os destinos são o Egito e a Etiópia. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, na viagem, serão assinados tratados de fortalecimento da agenda bilateral, nas áreas de comércio, investimentos, cooperação em educação em defesa.”

EGITO NO BRICS
O Brasil foi o principal padrinho da entrada do Egito no Brics - bloco comercial que originalmente, era composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. A partir deste ano, seis outras Nações foram convidadas a integrar o tratado: Arábia Saudita, Argentina, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia e Irã.

A balança comercial de Brasil e Egito, proporcionou um saldo positivo para o Brasil de US$ 1,83 bilhão, no ano passado.

CAFÉ ETÍOPE
Nas lendas e histórias sobre café contadas no podcast Café & Conversa, na Rádio Jornal e na JC FM, consta que por volta de 575, Kaldi, um pastor de cabras da Etiópia, “descobriu” que seus animais ficavam mais “elétricos” e “saltitantes” depois de mascar uma fruta vermelha da região.

Hoje, de cada quatro xícaras de café consumida no mundo uma é da fruta plantada no Brasil o que torna o país o maior produtor de café do mundo. Brasil e Etiópia têm tudo em comum quando o assunto é café.

PENSE NISSO!
Se o ex-presidente Bolsonaro quer, mesmo, provocar sua prisão, bem que poderia convocar os patriotas, caminharem até a praça dos Três Poderes, pedir para ir ao 3º andar e se entregar ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal.

Esses atos midiáticos feitos, única e exclusivamente, para gerar engajamento nas redes sociais são um atraso para a democracia e a sociedade em geral.

Claro que Bolsonaro desconfia que sua hora pode está para chegar, mas o mesmo ex-presidente tem recebido análises jurídicas de que os fatos “até agora” não justificariam o encarceramento.

Então, parece plausível que o melhor que o ex-presidente deveria fazer era “sossegar o facho”.

Pense nisso!

 

 

 

 

 

 

Tags

Autor