Romoaldo de Souza

Na Câmara, a expectativa é para as eleições nas comissões

Na política, governador de Minas reclama que não é recebido pelo Planalto

Imagem do autor
Cadastrado por

Romoaldo de Souza

Publicado em 02/03/2024 às 19:12
Notícia
X

SOMENTE ELES?
Atualizando a saga de “Tatu” e “Deisinho” que há 18 dias “driblam” as forças federais, as policiais do Rio Grande do Norte e a pirotecnia montada pelo ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, e notícia do sábado foi, da mesma forma, hilária. ‘Os fugitivos estão perdidos.’ As policias também!

BRIGA DE FOICE
Tanto nos partidos como na Casa Legislativa a briga é feia. A Câmara dos Deputados deve - no sentido de possivelmente - eleger, na próxima semana, os comandos das 30 comissões temáticas e o Congresso Nacional - deputados e senadores - referendar o comando da poderosíssima Comissão Mista do Orçamento (CMO). É na CMO e na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) que as disputas são mais acirradas.

Pelas tradição, o PL - legenda que abriga o ex-presidente Jair Bolsonaro - ficaria com a CCJ. O Planalto não aceita. “Seria muito ruim para o governo ter alguém do PL comandando a CCJ”, avalia o líder do governo, José Guimarães (PT-CE). Como é a maior legenda da Casa, o PL pode pleitear o comando de qualquer uma das comissões. São 99 deputados. O PT, a segunda legenda da Casa, tem 69 - tomando por base a bancada eleita em 2022.

CAFÉ REQUENTADO
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), e o Palácio do Planalto, no governo do presidente Lula da Silva (PT), nunca tomaram um café gostoso, como só Minas produz.

Mas agora, o tempo - e somente o tempo esquentou. Porque o café continua frio. O governador Zema tem reclamado, inclusive junto ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que o presidente Lula não o recebe para apresentar as demandas de Minas.

Alexandre Padilha, ministro das Relações Exteriores, diz que “não é bem assim”. Segundo Padilha, quando o ministro esteve em Belo Horizonte, Zema se recusou a recebê-lo. “O café do governador de Minas tá esfriando, por isso, ele está tão descontrolado e perdendo a memória”, cutucou Padilha.

PRESO, ATRÁS DAS GRADES
Um dos articuladores do Projeto de Lei que limita a saidinha de presos, o deputado Fernando Rodolfo (PL-PE), disse que chegou da hora da Câmara passar a limpo e “mudar o entendimento do Senado que autoriza a saída para que os presos possam estudar.”

O político considera “uma brecha que tem que acabar. Se o preso quer estudar, que estude dentro da cadeia, não lá fora”.

Esperando o momento para dar seu voto contra a saidinha de presos, Fernando Rodolfo é taxativo: “Cometeu crime? Tem que estar preso. É no sistema prisional que ele vai encarrar essa punição e não na rua, passeando”, resume.


PENSE NISSO!
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) não quis cantar a música “Homem com H”, de Antônio Barbosa. “Como é que é”? perguntou Bolsonaro. Desistiu de cantar, mas o “imbrochável” disse que nunca teve dúvida.

- Eu sou homem, né? Ninguém tem dúvida disso.

Essa inquietação do ex-presidente tem a ver com uma pergunta da Polícia Federal quando Bolsonaro prestou depoimento. O delegado quis saber se ele era cis. “Me perguntaram se eu era cis, e eu não sabia o que era isso.”

Cisgênero ou simplesmente cis é uma definição de pessoas que se identificam com o gênero biológico.

“Eu sou homem com H
E com H sou muito home'
Se você quer duvidar
Olhe bem pelo meu nome.”

- Jair Messias Bolsonaro!

Pense nisso!

 

 

 

Tags

Autor