Romoaldo de Souza

Governo operou para "melar" acordo entre partidos para escolha de presidentes das comissões na Câmara

Presidente Lula acredita em eleições limpas na Venezuela

Imagem do autor
Cadastrado por

Romoaldo de Souza

Publicado em 06/03/2024 às 21:10 | Atualizado em 06/03/2024 às 22:57
Notícia
X

NO FRIGIR DOS VOTOS
Após um dia tenso de negociações, vetos, ameaças de “melar” o processo de escolha das 30 comissões permanentes, a Câmara dos Deputados elegeu nesta quarta-feira (6) os presidentes de quase todas elas. Apenas 11 tiveram de ser adiadas.

O primeiro e importante embate se deu na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Pela ordem de escolha, por ser o maior partido da Casa Legislativa, caberia ao PL indicar quem deveria ser presidente.

O líder do governo, José Guimarães (PT-CE), recomendou ao líder do PL, Altineu Côrtes (RJ), que a Presidência da CCJ fosse alguém “mais palatável”, de “mais diálogo”. Não teve jeito.

A bolsonarista Caroline de Toni (PL-SC) foi eleita com 49 votos a favor contra nove em branco e torna-se presidente pelos próximos 12 meses da poderosa CCJ.

Ela agradeceu o apoio do presidente do partido, Valdemar Costa Neto, do ex-presidente Jair Bolsonaro e prometeu “equilíbrio” na mais importante das comissões por onde passam todos os projetos antes de irem ao plenário.

“Os senhores e as senhoras podem ter a certeza de que eu encararei com muita responsabilidade essa posição institucional, com uma gestão com transparência, equilíbrio, ouvindo todas as bancadas”. Foi aplaudida pelo líder do governo, José Guimarães. “Deputada, a senhora terá todo o nosso respeito”. Deram-se as mãos depois da disputa.

NIKOLAS NA EDUCAÇÃO
Outra derrota fragorosa do governo se deu na Comissão de Educação. Até o ministro Camila Santana entrou nas negociações. O Planalto aceitaria outro nome do PL, mas o partido fez ouvidos de mercador. Ignorou a pressão palaciana. O receio do governo era que temas ideológicos relacionados à Educação acabem por tornar a relação do Executivo com o Legislativo ainda mais espinhosa.

De licença paternidade, Nikolas Ferreira não compareceu à votação, mas encaminhou um vídeo dizendo que vai reunir, “constantemente o colegiado, criar subcomissões e fiscalizar a educação do atual governo” Ele recebeu 22 votos. 15 deputados votaram em branco.

ABORTO, NÃO!
Prometendo colocar em pauta “qualquer proposta” relacionada às chamadas pautas morais, e de família, o deputado Pastor Eurico (PL-PE), escolhido para presidir a Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família (ufa!) disse que “o importante é destacar que aqui, de jeito nenhum, passará nada relacionado ao aborto. Aqui, esse tema não terá vez”, antecipou o parlamentar, em entrevista à coluna.

UNANIMIDADE NO TRABALHO

O deputado Lucas Ramos (PSB-PE) foi eleito por unanimidade presidente da comissão que terá como prioridade o debate do projeto de lei do governo que trata da regulação do trabalho de motorista de aplicativo e pregando o entendimento. “A gente vai garantir aqui esse respeito ao diferente, ao contraditório. Esse é um compromisso que eu assumo com os pares que me confiaram o voto, a unanimidade", afirmou.

BANCADA DA BALA NA SEGURANÇA

Embora não fosse surpresa, mas na Comissão de Segurança Pública, o governo também queria - mas não consegui - colocar gosto ruim. O deputado Alberto Fraga (PL-DF) foi escolhido presidente.

Fraga, coronel reformada da PM do Distrito Federal, votou a favor de projetos do governo de Jair Bolsonaro flexibilizando o uso e a posse de armas de fogo, foi a favor de aumentar a quantidade munição para integrantes de CACs - caçadores, atiradores e colecionadores - e prega leis mais rígidas para enfrentar a violência.

PASSANDO PANO…
O presidente Lula da Silva (PT) não se cansa de causar inquietação nos políticos democráticos. Dessa vez, o petista disse estar “confiante” e “feliz” com as eleições na Venezuela, confirmadas para 28 de julho - não por coincidência, data que marca o nascimento do ditador Hugo Chaves (1954-2013).

O motivo das “comemorações” de Lula da Silva é que, segundo ele, ficou acertado monitoramento exterior do processo eleitoral. "O que eles me disseram na reunião que eu tive na Celac [Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos], é que vão convidar olheiros do mundo inteiro", disse.

…À ENÉSIMA POTÊNCIA
Ao ser questionado sobre a lisura do processo eleitoral venezuelano, Lula afirmou que “se o candidato da oposição tiver o mesmo comportamento do nosso aqui, sabe, nada vale", disse.
Duas candidatas de oposição estão forçadamente fora da disputa.

Em janeiro, o Supremo Tribunal de Justiça inabilitou a principal política de oposição, Maria Corina Machado. No mês seguinte, a ativista Rocío San Miguel foi presa sob acusação de ser terrorista e traidora da pátria pelo governo Maduro. O presidente Lula está doidinho para ser cúmplice de uma farsa eleitoral.

RESSOCIALIZAR, SÓ ATRÁS DAS GRADES
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), disse que “tão logo seja resolvida a instalação das comissões”, vai pautar o projeto que acaba com a saidinha de presos, em datas especiais.

A coluna tem ouvido os parlamentares pernambucanos sobre o projeto e até aqui a maioria - quase a unanimidade - defende o fim da saidinha.

“Não há justificativa que me convença a votar a favor da saidinha, como ficou convencionado, nessas datas especiais. O que nós queremos tanto para o Brasil, como para Pernambuco, em particular, é ter segurança para o cidadão. O que temos notado - e por isso o nosso voto contrário [à saidinha] - é o aumento da violência e apreensão das pessoas”, antecipou o deputado Eduardo da Fonte (PP-PE).

BARRADOS NO VERDE
A pauta tem apoio dos líderes da Câmara dos Deputados, os números estão conscientes, mas a direção da Casa não autorizou representantes de prefeitos de todo o país de fazerem um ato de leitura, no Salão Verde, de uma nota “do movimento municipalista sobre a desoneração da folha [de pagamento]”.

O presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, cita a “grave crise e as dívidas previdenciárias” que os municípios enfrentam.

A coluna JC Negócios, aqui ao lado, apontou que a medida provisória representa uma despesa de R$ 504.524.897,00 de 176 dos 184 municípios de Pernambuco. Oito municípios não serão beneficiados pela desoneração: Recife, Petrolina, Paulista, Olinda, Jaboatão, Caruaru, Camaragibe e Cabo.

PENSE NISSO!
Que o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) é um deslumbrado, um tanto quanto histriônico, isso ninguém tem dúvida, agora a liderança governista, capitaneada pelo deputado José Guimarães (PT-CE) “melar” a eleição das presidências das comissões da Câmara, aí já é demais.

No Parlamento - 513 deputados e 81 senadores - todos são iguais, e, ainda que haja alguma divergência - e elas são reais e plausíveis - não cabe ao Palácio do Planalto - ao Poder Executivo - mandar barrar “acordos” só porque diverge dessa ou daquela indicação.

O governo perdeu mais uma e Nikolas foi eleito presidente da Comissão de Educação.

Pense nisso!

Tags

Autor