Lula ameaça com retaliação à Comissão da Educação
Números da Saúde, sobre dengue, não são confiáveis
RETALIAÇÃO DO BEM
O presidente Lula da Silva (PT) não gostou de saber da eleição do deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) para a presidência da Comissão de Educação e menos ainda da avaliação que fez o ministro Camilo Santana, Educação.
Educadamente, o ministro disse que estará à disposição dos deputados da comissão, prometeu colaborar e que irá à Câmara “quantas vezes eles [os deputados] quiserem”. “A Câmara tem autonomia para escolher quem quiser. O trabalho [do MEC] não é do governo, é do Brasil, é da educação brasileira, espero que possam colaborar”. Sensatez ao extremo!
No Planalto, o presidente que diz que governo “para todos” e que não persegue ninguém, independentemente do partido”, agora, anda dizendo aos quatro cantos que o governo tem mais é que dificultar a liberação de emendas de parlamentares que apoiarem a gestão de Nikolas Ferreira, à frente da Comissão de Educação.
CONVERSA PRA BOI DORMIR
O presidente é todo cheio de lorota. Quer ser o rei do Sul Global, mas se trai nas próprias palavras e nas partas ações.
Lula aproveitou o Dia Internacional da Mulher, mandou selecionar algumas servidoras do Planalto para um almoço em um restaurante reduto do que sobrou da esquerda festiva que o Brasil exportou para Brasília, no início de 2003 - quando da primeira posse do petista.
Aí, lá pelas tantas o presidente saiu-se com essa: “[As mulheres] Nunca se contentem com o que já conquistaram. É bom reconhecer a conquista, mas é algo que instiga a gente a querer mais, exigir um pouco mais", foi aplaudido de pé.
No terceiro mandato, Lula tem 38 ministérios. Dessas 38 pastas, somente nove são ocupadas por mulheres. O que representa apenas, 23,7%. Nestes 14 meses de governo, fez indicações para duas cadeiras do Supremo Tribunal Federal. Nenhuma foi mulher. Nos bancos públicos, somente o Banco do Brasil tem o comando feminino. O nome disso é hipocrisia.
O PAÍS DO ATRASO
Toda semana, saio de Brasília (DF), viajo 222km até a cidade de Goiânia (GO), onde vou torrar cafés. São dois pedágios de ida e dois de volta, a preços de $5,90 e $6,10. É aquela fila. A BR-060 fica engarrafada porque, minha gente, não é todo mundo - feito eu - que anda com uma mochila de moedas para facilitar o troca.
Agora a notícia. Em 90 dias, os pedágios cobrados em rodovias federais poderão ser pagos por cartão de crédito e débito e até por PIX. A decisão foi publicada nesta sexta-feira (9), no Diário Oficial.
O Ministério dos Transportes determinou, também, que a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) deverá regulamentar, a cobrança. Já não era sem tempo.
PASSOU DA HORA
Quando será que o Ministério da Saúde vai instalar um centro de monitoramento, com números de óbitos e infectados com a dengue, que sejam atualizados ao menos uma vez ao dia, a exemplo do período da pandemia da covid-19?
As informações divulgadas na última terça-feira (5) davam conta que há 1.253.919 de “casos prováveis”. Quase 10 mil são de “casos de dengue grave” e “com sinais de alarme”. 299 pessoas morreram e 765 outros óbitos “encontram-se em processo de investigação”.
PENSE NISSO!
Acusado pelos bolsonaristas de ser “infiltrado” e de “terrorista” pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), o morador de rua Geraldo Silva é uma das grandes injustiças que esse processo draconiano tem causado a algumas pessoas.
No 8 de janeiro de 2023, segundo narra a Defensoria Pública, Geraldo estava na Esplanada dos Ministérios, “para ver o que estava acontecendo.” Ficou preso dez meses, está em liberdade condicional, após parecer da Procuradoria-Geral da República sustentar que “não há provas de que o denunciado tenha integrado a associação criminosa”. Mas ainda não foi inocentado.
Uma pergunta que não quer calar: e quem vai pagar pelos danos morais do sem teto?
Pense nisso!