Romoaldo de Souza

Câmara prepara estudo sobre custos com fim da saidinha de presos

Bolsonaro e Michelle querem retração de Lula e da primeira-dama

Imagem do autor
Cadastrado por

Romoaldo de Souza

Publicado em 23/03/2024 às 16:32
Notícia
X

SOLIDARIEDADE A MOSCOU
O Ministério das Relações Exteriores disse em nota que “não há informações de brasileiros” entre as vítimas do atentado ao Crocus City Hall, em Moscou, nesta sexta-feira (22) quando mais de 130 pessoas foram mortas.

“Ao expressar condolências aos familiares das vítimas e o desejo de pronta recuperação aos feridos, o Brasil manifesta sua solidariedade ao povo e ao governo da Rússia e reitera seu firme repúdio a todo e qualquer ato de terrorismo”, diz a nota do Itamaraty.

SILÊNCIO DE LULA
Sempre tão “antenado” em assuntos internacionais, até o fechamento desta coluna o presidente Lula da Silva (PT) tinha se limitado a compartilhar a nota do Itamaraty. Muitos internautas cobraram do petista uma manifestação de repúdio aos ataques à casa de espetáculos, em Moscou.

FIM DA SAIDINHA TEM CUSTO
Com um sistema prisional capenga, a falta de políticas consistentes para por em prática programas de ressocialização de presos e a terceirização das responsabilidades, o governo federal deve ser chamado à Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados para apresentar um plano de atendimento aos presídios, após a sanção - se é que o presidente Lula vai sancioná-la. É que as novas regras vão exigir costumeiros exames toxicológicos de presos e esquema de monitoramento para os que estudam fora e estão matriculados no ensino médio, nos cursos superiores ou profissionalizantes.

VEM ‘CHUMBO GROSSO’
“Bolsonaristas raiz” estão prometendo “dar o troco” quando enfrentam no debate a deputada federal Érika Hilton (Psol-SP), líder do partido na Câmara. Foi dela a ação no Tribunal de Justiça de São Paulo para impedir que a ex-primeira dama Michelle Bolsonaro recebesse no Teatro Municipal o título de cidadã paulistana, em 25 de março.

JUNTANDO MESAS
O deputado Eduardo da Fonte (PP-PE) tem sido tão assediado por políticos pernambucanos na Câmara que garçons já sabem, quando ele chega no cafezinho - um salão ao fundo do Plenário - logo se prontificam para juntar as mesas e colocar ao menos umas dez cadeiras em volta. “É um entra e sai, danado”, disse um dos atendentes.

BOLSONARO QUER 20 MIL DE LULA
A título de indenização, além de retratação, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e a mulher, Michelle Bolsonaro, entraram com uma ação na Justiça Federal, pedindo indenização no valor de R$ 20 mil. Segundo a petição, o dinheiro deve ser recolhido ao Instituto Carinho, que atende crianças carentes em Brasília.

Os Bolsonaros querem que Lula e a primeira-dama, Rosângela Lula da Silva, se retratem "na mesma proporção do dano”. Bolsonaro e Michelle exigem de Lula a realização de entrevista coletiva no Palácio da Alvorada, além de divulgar nos canais oficiais do governo que foi tudo mentira a informação de que teriam desaparecido 261 bens do patrimônio da residência oficial, após o casal Bolsonaro deixar o local, em janeiro de 2023. A Secom - Secretaria de Comunicação da Presidência da República - informou que o governo não foi notificado da ação.

O LIVRO DO DIA
Quando o assunto é gastronomia, a alta sociedade do Recife tem muito o que contar. Mas Frederico de Oliveira Toscano, em À Francesa - A Belle Époque do comer e do bar no Recife - desnuda muito bem como alguns convivas eram presunçosos com quem não falassem a língua de Honoré de Balzac (1799-1850).

“No restaurante:
- Garçom, há aqui um erro.
- É impossível…
- Veja lá: uma cotelete, com um t só, 1$500 [réis].
- Desculpe, venho já.
Pouco depois, o garçom volta com a nota assim corrigida:
“Uma cotelette com dois t, 3$000”

Recomendo!

 

 

 

 

 

 

Tags

Autor