Romoaldo de Souza

Lula quer reforma agrária com bastante dinheiro e 'sem muita briga'

Anúncio do Voa Brasil é adiado mais uma vez

Imagem do autor
Cadastrado por

Romoaldo de Souza

Publicado em 15/04/2024 às 21:25
Notícia

ARTICULAR PARA QUÊ?
A socióloga Rosângela Lula da Silva deu entrevista a BBC e disse que ela é a “articuladora” política do governo que tem “total apoio” do marido dela.

PERGUNTAR NÃO OFENDE
Como seria a ação do Ministério da Saúde, comandado por Nisia Trindade, se em vez da dengue fosse a covid-19?

VOO DE ÍCARO
Ícaro, o filho de Dédalo, sonhava voar, usando penas de pássaros coladas com cera de abelha.

Silvio Costa, o filho, que tornou-se ministro de Portos e Aeroportos, sonhava tirar do papel o programa Voa Brasil, com passagens aéreas subsidiadas - ou seja, pagas pelo contribuinte para beneficiar os “escolhidos” do governo. Como Lula da Silva (PT) vai à Colômbia, nesta quarta-feira (17), para reunião com o presidente Gustavo Petro, mais uma vez o sonho se Silvio será adiado.

INVADIR PARA GANHAR
Ainda hoje, o lema do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra é: ocupar, resistir, produzir.

No governo Lula 3.0 o MST recebe mais mimos do que quem se dedica ao trabalho com causas sociais e mais ainda, fazendo um paralelo mais que o agronegócio.

AFAGO RURAL
R$ 520 milhões “estão garantidos” nas palavras do presidente para aquisição de imóveis rurais e assentamentos da reforma agrária.

No “Abril Vermelho”, jornada de lutas do MST, só neste mês, o movimento invadiu 24 áreas rurais, uma delas de pesquisa, em Petrolina, no sertão do rio São Francisco. E ninguém foi preso.

“Isso [as invasões] não invalida a continuidade da luta pela reforma agrária, mas o que nós queremos fazer é mostrar aos olhos do Brasil o que a gente pode utilizar sem muita briga. Isso sem querer pedir para ninguém deixar de brigar”, disse Lula.

ENQUANTO ISSO…
… dormita na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara o “Pacote Anti-invasões” com quatro projetos de lei para punir pessoas e entidades que forem apanhadas em flagrante, invadindo terras e prédios públicos.

CAIU A FICHA
48 horas após os ataques do Irã ao território israelense, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, disse que o governo “condena” qualquer ato de violência, embora não tenha divulgado uma nota oficial repudiando as ações iranianas.

No sábado [13], o Itamaraty se limitou a afirmar que o Brasil acompanha os ataques com “grande preocupação”.

A FRASE DO DIA
“Mesmo na guerra, eu me sinto mais seguro em Israel do que pelas ruas do Recife”, Mário Roberto, pernambucano morador em Jerusalém, em entrevista à rádio Jornal.

PENSE NISSO!
Em entrevista à BBC, a primeira-dama, Rosângela Lula da Silva, disse que tem atuado como “articuladora política” do governo, com o “icentivo” e “apoio” do marido, Lula da Silva.

Chegou, então, a hora da onça beber água; e estou me referindo única e exclusivamente ao ditado popular que significa, que chegou o fim da tarde, a onça está procurando um rio para tomar água.

Na política, o governo do PT terá pela frente uma sessão do Congresso Nacional para analisar vetos de Lula a projetos aprovados por deputados e senadores, entre eles o que põe um fim às “saidinhas” de presos, em datas festivas.

Se a primeira-dama quer “desmistificar” o conceito - e por que não dizer o cargo - quero vê-la atravessando a praça dos Três Poderes, rumar direto para a sede do Parlamento e convencer a maioria de deputados e senadores a não derrubar o veto do presidente.

Pense nisso!


 

Tags

Autor