PEC do fim da reeleição será debatida por ex-presidentes da República
O Judiciário tem dessas. Estamos praticamente no meio do mandato e somente agora o STF vai julgar a distribuição de vagas, após "repescagem eleitoral"
PRESTIGIA-LO-EI
O ex-presidente Michel Temer (MDB) recebeu “de bom grado” a iniciativa do senador Marcelo Castro (MDB-PI) de realizar audiências públicas para debater a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) do fim da reeleição para chefes do Executivo.
“Todo presidente que chega ao poder já está de olho na reeleição. Então, ele não quer mexer em temas polêmicos. Como eu não iria concorrer a uma reeleição, eu fiz a reforma trabalhista, levei adiante a reforma da previdência, combati o prejuízo das estatais”, antecipou Temer.
ENXAQUECA AMBIENTAL
A chegada de Magda Chambriard ao comando da Petrobras veio reforçar a tese de que, nem tão cedo, a petroleira vai priorizar apenas energias renováveis. O discurso de posse, recheado de recados alvissareiros aos investidores, provocaram na ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, inquietações “irreparáveis”. Na agenda da ministra estão compromissos ambientais que colidem com os planos da doutora Chambriard.
A LISTA DOS DEGOLADOS
O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria de 6 a 1 para acatar um recurso apresentado ao Judiciário pelo PSB sobre “sobras eleitorais”, como são chamados os votos distribuídos na terceira fase de contabilização. Juristas também chamam de “repescagem eleitoral”.
Na relação dos sete deputados federais que poderão ficar sem mandato, PL tem dois; Republicanos, União Brasil, PP, PDT e MDB um de cada legenda. Ganham mandato: dois do Podemos. Republicanos, Psol, PP, PCdoB e PSB, um cada.
É FOGO!
O Ministério da Justiça liberou 50 agentes da Força Nacional para ajudarem à Defesa Civil e ao Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul, no combate aos focos de incêndios no Pantanal.
FUMAÇA VERDE
Enquanto o Pantanal arde, na sede do Ibama, em Brasília, manifestantes cruzavam os braços aguardando uma resposta do governo federal sobre pedido de aumento de salários e equiparação de vencimentos ao que recebem técnicos da ANA (Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico). A Advocacia-Geral da União (AGU) estuda recorrer no Superior Tribunal de Justiça (STJ), contra a greve.
A AGU entende que “setor essenciais” como agentes ambientais não podem fazer greve “sem que antes todas as possibilidades de negociação sejam esgotadas”. Os servidores entendem que sim. Quem já se findaram todas as tentativas de acordo.
QUER SER BARISTA?
Mesmo que você queira apenas organizar o seu café da manhã, aliás - diga-se de passagem - a mais importante refeição do dia, “Sou Barista”, de Concetta Marcelina e Cristiana Couto [Editora Senac] dá uma mãozinha.
Aqui, na Sucursal do Jornal do Commercio, tem sempre um bom café e algumas receitas eu vou tirando dos livros que leio. A de hoje é bem simples:
Macchiato caseiro — Uma xícara de 50ml de café espresso, 50ml de leite quente. Enquanto o espresso está sendo tirado, pegue um fuê [batedor de ovos], bata o leite por 4 minutos. Misture o espresso com o leite e com uma espátula separe a espuma e coloque por cima[do café com leite]. Se preferir, pode ralar chocolate meio-amargo, despeje em meio à espuma. Aprecie!
PENSE NISSO!
Seria esperar muito dos movimentos de mulheres pela defesa disso ou daquilo. São tantos!
Mas nenhum deles - nenhuma das integrantes desses movimentos - deu um pio para a grosseria do presidente Lula da Silva (PT) que deu palpite dizendo que uma mulher, mãe de três filhos “deve parar de ter crianças”.
“Veja aquela menina que veio aqui com três crianças. Aquela moça tem 25 anos de idade. Ela tem três filhos. Eu falei para ela, minha filha, a primeira coisa que você tem que fazer é parar de ter filho”.
Se o presidente cuidasse mais do país, talvez houvesse menos “moças” com 25 anos, com três filhos nos braços.
Pesse nisso!