PT anuncia que vice de João Campos será sacramentado na próxima semana

TSE decidi mandar funcionários da Justiça Eleitoral para acompanhar disputa na Venezuela. O receio da ministra Carmén Lúcia é de que ocorra violência

Publicado em 18/07/2024 às 23:06

CONTRA INDICADO
Lula da Silva (PT), em 29 de setembro de 2022, candidato à eleição, se dirigindo ao adversário Jair Bolsonaro (PL): “Vou fazer um decreto para acabar com o seu sigilo de 100 anos, para saber o que tanto você quer esconder.”

Um ano e dez meses depois, o governo Lula decreta sigilo de 100 anos e decide negar acesso à Declaração de Conflito de Interesse do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.

TSE CEDE
A ministra Carmén Lúcia, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), acatou as recomendações da Organização dos Estados Americanos (OEA) e decidiu encaminhar dois servidores da casa para acompanhar as eleições na Venezuela. Sandra Damiani e José de Melo Cruz vão fiscalizar a disputa no domingo (28). Até a semana passada o tribunal estava convencido de que não seria “prudente encaminhar a delegação”.

PT VAI TAMBÉM
O PT decidiu encaminhar observadores a Caracas para acompanhar a disputa entre o ditador Nicolás Maduro, que tenta a reeleição pela terceira vez, e a candidata de oposição Maria Corina Machado. Ao menos um nome já está definido: Mônica Valente, secretária-executiva do Foro de São Paulo já está colocando em dia o cartão de vacina.

PELO PAC, TUDO!
O ministro Rui Costa, da Casa Civil, levantou a voz durante reunião com a equipe econômica. O baiano não aceita a “tesourada” em obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). Mas a ministra do Planejamento, Simone Tebet, advertiu o colega que “foi fácil” convencer o presidente Lula sobre o corte de verbas. “Ele já foi convencido lá atrás. Ele já foi fácil”, afirmou a ministra.

MISE-EN-SCÈNE
O deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ) repetiu em depoimento à Polícia Federal o que já tinha dito à coluna, que gravou reunião do então presidente Jair Bolsonaro (PL) “a pedido, para preservá-lo”. A ideia do então chefe da Abin (Agência Brasileira de Inteligência) “era para preservá-lo caso fosse feita alguma proposta ilícita”.

Durante a reunião, Bolsonaro faz advertência nesse sentido, em tom de preocupado: “E, deixar bem claro, a gente nunca sabe se alguém tá gravando alguma coisa., que não estamos procurando favorecimento de ninguém”, disse Bolsonaro. Puro jogo de cena.

ARGENTINIZAÇÃO
A Polícia Federal trabalha com a hipótese de que brasileiros condenados pelos atos políticos de 8 de janeiro de 2023, e que fugiram para o país vizinho, estão contando com um possível aceno de salvo conduto do governo do presidente Javier Milei. A estimativa é de que mais de 180 brasileiros cruzaram a fronteira. O objetivo da PF é extraditar os fugitivos.

PENSE NISSO!
Qualquer que seja o desfecho da indicação do candidato a vice-prefeito na chapa com João Campos (PSB), ainda que seja seu ex-auxiliar Victor Marques (PCdoB), mas o PT sai enfraquecido. Isso vale para Lula; a deputada Gleisi Hoffmann, presidente nacional da legenda; Mozart Sales, o “candidato” dos petistas à vaga de vice.

O atual prefeito que, por enquanto, nada de braçada na popularidade, ainda que embalada no prestígio virtual de suas redes sociais, deixou o tio [Lula] e o restante do partido, no chinelo.

É claro que em qualquer campanha sempre sobrarão cacos para todos os lados, e que mais cedo ou mais tarde terão de ser juntados.

Até porque a política é a arte de pensar adiante. Muito adiante, e não apenas o momento.

Mas o PT saiu arranhado nesse episódio, ah, isso saiu.

Pense nisso!

 

Tags

Autor