Seis cidades de Pernambuco onde poderá haver segundo turno
Um conselho a Haddad: meme é feito apelido. Se se arretar, a turma não lhe deixa quieto. Mas levando na esportiva o "povo" esquece rapidinho
‘TAXA HUMANA’
Nas redes sociais está rolando uma onda de memes, brincadeiras com fotomontagem, tendo como personagem o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Os posts criticam seu projeto aprovado pelo Congresso Nacional, taxando compras no exterior. A “brincadeira” no Brasil é livre - ainda bem - e relativamente barata. Basta ter “criatividade” e uma internet, em geral de custo elevado, recheada de muitas taxas.
Mas em Nova Iorque, no telão da Time Square, a mais movimentada da cidade, pagando R$ 250, qualquer pessoa pode veicular uma foto no telão de 1,6 mil metros quadrados, por 15 segundos, aproximadamente.
Nesta semana, um estudante brasileiro pagou a quantia e exibiu uma fotomontagem chamando o ministro da “Taxa Humana”, lembrando o personagem “Tocha Humana” das historinhas em quadrinho. Haddad está famoso!
SEGUNDO TURNO
Das 103 cidades com mais de 200 mil eleitores, onde pode haver segundo turno nas eleições municipais de outubro, seis delas estão em Pernambuco: Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Caruaru, Petrolina e Paulista.
A disputa no segundo turno - marcada para 27 de outubro - ocorrerá se nenhum dos candidatos receber 50% dos votos válidos mais um, no primeiro turno, em 6 de outubro.
PAU QUE DÁ EM CHICA…
…bate em Francisca. Parafraseando o ditado popular para contar que a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro foi ao Supremo Tribunal Federal (STF) com uma queixa contra a presidente nacional do PT, deputada federal Glesi Hoffmann (PR).
A senhora Bolsonaro “pede explicações” a Glesi por uma publicação no “X”, em que a petista critica as “candidaturas familiares” dos Bolsonaros ao Senado Federal: “Mais um negócio de família! Os Bolsonaros vão se lançar em peso para o Senado: Michele, Eduardo, Flavio e até o Carlos. Depois de roubar joias para pagar suas contas, fazer rachadinhas pra comprar imóveis, tentar golpe pra se manterem no poder, vão atacar a política com estratégia familiar.” A ex-primeira-dama quer indenização por danos morais.
LIVRE DOS SANTINHOS
O Distrito Federal é a única unidade da federação que não tem municípios. São 35 regiões administrativas - antigamente chamavam-se de cidades-satélites. Mas a autonomia do DF para por aí. Quem mora em Brasília elege três senadores, oito deputados federais e 24 distritais. As RAs não são municípios, não há prefeituras nem vereadores. Imagine se houvesse como seria a farra!
A LUPA DO TSE
A ministra Carmén Lúcia, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), instituiu um grupo de trabalho composto por auditores ligados à Receita Federal e ao Tribunal de Contas da União para passarem um "pente-fino" nas prestações de contas das legendas partidárias durante o período eleitoral.
O TSE já se deparou, em disputas recentes, com contabilidades “confusas” e a utilização de rubricas que estão mais para despesas administrativas do que eleitorais. É uma artimanha que os partidos usam para “misturar” recursos dos dois fundos: partidário e eleitoral.
ELTON JOHN, TODOS OS DISCOS
O jornalista Chico Carlos reúne uma coletânea de textos de autores brasileiros para prestar homenagem a Elton John e esmiuçar a arte do cantor e compositor inglês.
O livro, “Elton John, todos os discos”, relembra a curiosa análise do primeiro trabalho do artista, “Regimental Sgt. Zippo”. Esse LP “deveria ter sido lançado em 1968, mas acabou engavetado e esquecido, somente vindo à tona em 2021. O disco serve como uma ótima introdução para tudo o que Elton John viria a conquistar musicalmente na sua carreira ao longo de quase sessenta anos”, conta Chico Carlos.
O lançamento do livro será no sábado (27), no meio da tarde, na Loja Passa Disco. Rua da Hora, 345 – Galeria Hora Center. Espinheiro - Recife-PE.
PENSE NISSO!
O conselho da reforma tributária, formado por 27 representantes dos estados e do Distrito Federal e outros 27 escolhidos para representar os municípios, será tão poderoso, mas tão poderoso, que além da estrutura do Estado - como se fosse uma autarquia, repartido recursos para as prefeituras e os governos estaduais, que - na maioria das vezes - terá mais poder que os secretários da Fazenda.
Essa briga promete!
Pense nisso!