Presidente Lula e Câmara dos Deputados prestam homenagem a Eduardo Campos

Absurda ideia do assessor internacional do Palácio do Planalto, Celso Amorim, de que a Venezuela faça novas eleições. Faz bem a oposição em rechaçar

Publicado em 13/08/2024 às 20:18

HOMENAGEM
A Câmara dos Deputados presta, nesta quarta-feira (14), homenagem ao ex-deputado Eduardo Campos (1965-2014) e uma das mensagens que serão lidas no plenário da Casa, de autoria do presidente Lula da Silva (PT), fala da relação política entre eles e o alertar de que “Eduardo fazia política sem ódio”.

“Infelizmente, ele nos deixou muito cedo, privando o Brasil de um dos seus homens públicos mais preparados, uma pessoa que eu via como um futuro presidente da República”, escreveu Lula.

CONSTRUINDO PONTES
Literalmente, o governador da província de Buenos Aires, Axel Kicillof (Justicialista), chegou a Brasília de pires na mão, ou “con lo plato en las manos,” como dizem os argentinos. O governador atravessou a fronteira, carimbou o passaporte para chegar em Brasília falando mal do presidente Javier Milei que tem lhe fechado as portas e as torneiras.

DE PIX NA MÃO
Por absoluta falta de transparência, as chamadas emendas pix colocaram em rota de colisão o presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino. É dele uma decisão monolítica limitando o repasses dessas emendas.

- Estamos estudando uma alternativa. Até porque as emendas parlamentares são institutos legítimos de participação no Orçamento por aqueles votados pelo povo brasileiro, disse Pacheco.

‘BALLOTAGE’
“Brincadeira de mal gosto.” Essa foi a reação da principal líder de oposição do ditador Nicolás Maduro, María Corina Machado. “Para nós, o resultado das eleições de 28 de julho não é negociável, muito menos a soberania popular”. A ideia de nova votação chegou aos ouvidos do presidente Lula por meio de seu assessor internacional, Celso Amorim.

!HASTA QUE CAIGA!
Um protesto mundial está sendo convocado pela oposição venezuelana. “17 de agosto, sin retorno.” No Brasil, somente os partidos considerados de esquerda, PT e PCdoB. não devem aderir aos protestos contra a fraude nas eleições da Venezuela.

FIAT LUX
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, ameaçou pedir as contas a ser o pai da conta de energia elevada. “Eu não vou ser o pai da conta de energia mais cara do mundo. Nós já somos uma das mais caras, eu não vou sair com esse título”, desabafou. Silveira não quer assinar em baixo no processo que trata dos incentivos financeiros para políticas de fontes de energia renovável.

BANHO NO IBGE
O PCC faz recenseamento dentro dos presídios com muito mais eficiência que o IBGE. A conclusão é de um estudo da pesquisadora Camila Dias do Ipea. Quinzenalmente, a facção criminosa conta e reconta o seu pessoal. O “censo do crime” analisa também o crescimento das organizações rivais.

PENSE NISSO!
O Distrito Federal é a única unidade da federação onde as eleições municipais não causam nenhum tipo de interesse. A não ser um ou outro que quer saber como vai ser a disputa em sua terra natal. Por aqui, parafraseando o “filósofo” Lula da Silva, a democracia passa por uma fase de relativa calma.

Analisando quais foram os benefícios que a autonomia política trouxe para o Distrito Federal não vislumbro nenhuma. Escolher três senadores, oito deputados federais, 24 distritais, um governador e um vice não passa de uma aventura. Brasília já esteve melhor. Ao logo desses anos foi mal administrada. Do PT ao PSB, do MDB ao PSDB.

Por isso, transformar o DF em estado, com direito a municípios, prefeitos e uma penca de vereadores é somente para aumentar a conta a ser paga pelo contribuinte. Melhor não.

Pense nisso!

Romo

Tags

Autor