coluna press start

Já pensou em ter um "Funko Pop" igualzinho a você? Saiba como conseguir

Artesã começou a produzir Funko personalizado, uma versão exclusiva da forma que o consumidor preferir

Imagem do autor
Cadastrado por

Julio Costa Neto

Publicado em 25/04/2023 às 15:38
Notícia
X

Vocês sabem o que é Funko Pop, né? São aqueles bonecos colecionáveis que todo mundo que curte cultura pop tem em casa. Claro que também é possível encontrar essas figuras nas estantes daqueles que não consomem absolutamente nada do mundo geek. Até porque elas são bonitinhas demais e servem como uma decoração arretada.

A empresa americana Funko Inc. é a responsável pela produção oficial e inclusive tem acordos assinados com a Marvel Comics, Dc Comics, WWE, Lucasfilm, Sony Pictures, Paramount Pictures, Nickelodeon, DreamWorks, Hasbro, CBS, Fox, Warner Bros, Disney, HBO, PEanuts, BBC, MLB, NFL, Ubisoft, NBCUniversal, Cartoon NEtwork, Netflix, Mattel, 2k Games, Bethesda Game, Pokémon, Sega, Actvision, Capcom e Jim Henson Company. Tudo isso para a confecção de personagens de filmes, séries, animações e muito mais.

Divulgação
Alex Victor e alguns Funko Pop da coleção - Divulgação

O cantor e stand up comedy, Alex Victor, de 37 anos, coleciona vários heróis da Marvel Comics e também da DC Comics. “Acho o designer legal e é bem diferente dos action figure. Tem identidade própria”. O apreciador do universo geek garante que o preferido dele é o personagem Homem de Ferro.

Já o favorito da jornalista, Kamila Ferreira, de 26 anos, é a Jinx do game League of Legends “Foi muito difícil achar esse Funko, não tinha no Brasil. Tive que importar. Sou apaixonada por personagens femininas”, revela.

Divulgação
Kamila Ferreira e algumas das meninas dela - Divulgação

Alex confessa que gostaria de ter o próprio bonequinho ao estilo Funko Pop, simplesmente por gostar de produtos exclusivos. “Claro que sim, acho legal demais. Isso é cada vez mais procurado no mercado hoje em dia”, diz.

Para Kamila, o sentimento não é diferente. Ela já pensa em até brincar com a bonequinha. “Eu amaria! Seria incrível ter uma Kamilinha para chamar de minha”.

Divulgação
Queli Pinheiro - Divulgação

O desejo do público por colecionadores encaixou como uma luva na mão de Queli Pinheiro. A artesã, de 46 anos, começou a produzir Funko personalizado, uma versão exclusiva da forma que o consumidor preferir.

A paulistana de Vila Guilhermina, Zona Leste de São Paulo, trabalha com biscuit há 20 anos, mas a cerca de três iniciou a confecção dos bonequinhos: “O primeiro surgiu graças a um pedido de uma cliente. Depois, as solicitações foram aumentando gradativamente”, revela.

Nélio Torres
Julio e o funko - Nélio Torres


Produzir uma réplica do Funko leva mais ou menos 20 dias. O processo tem que respeitar toda a etapa da secagem, até porque são utilizados massa de biscuit, tinta, arame, base de acrílico, cola, isopor e outros materiais para auxiliar na modelagem: “Graças a Deus tenho agenda fechada antes mesmo do ano encerrar. Isso é um sonho para todo e qualquer artesão”, confessa Queli.

Cada arte varia de R$ 180,00 a R$ 500,00. Isso dependendo da complexidade do pedido, que só faz crescer a cada dia. O faturamento mensal da empresa vamos ficar devendo, é um mistério. Porque se perguntarmos a Queli, CEO da empresa Cuka Art & Biscuit, ela brinca: “É o suficiente para pagar as contas e ainda sobra para gastar com balas, chicletes e pirulitos”.

Nélio Torres
Julio e o funko - Nélio Torres

Antes de fazer a alegria da comunidade geek, Queli estava grávida do segundo filho quando foi demitida de uma empresa onde trabalhava como secretária. Pra ajudar o marido, arregaçou as mangas e descobriu uma profissão. Melhor dizendo, uma paixão, um amor… refletidos nos comentários dos clientes “Ser reconhecido, valorizado e receber todo esse carinho de quem curtem minha arte não tem preço”, finaliza.

E se você faz um trabalho legal nesse segmento, fala com a gente. Teremos o maior prazer em divulgar o seu talento, no quadro “Players 1 e 2” para todo o planeta!

MAIS NOVIDADES SOBRE GAMES:

Blog: juliocostaneto.com.br | Instagram: @juliocostaneto | Twitter: @julionetocosta | Youtube.com/julioneto | TikTok: @juliocostaneto

Tags

Autor