Receita

Sinta-se à beira-mar: como preparar um delicioso sururu

Com sabor único, o sururu é cartão de visitas nas praias de Pernambuco

Imagem do autor
Cadastrado por

Roberta Salles

Publicado em 06/04/2021 às 22:12
Notícia
X

Na moqueca, caldinho ou caldeirada. O sururu pode ser incorporado à muitas receitas mas a paixão pelo fruto do mar é a mesma, para desfrutar essa delícia pernambucana, um dia ensolarado entre amigos e com pimenta e farinha à gosto junto com a cervejinha gelada, refrigerante ou água de coco. Mas antes de aprender o preparo da iguaria com o chef Rivandro França do Sabor da Gente, vamos descobrir como o sururu movimenta a economia local, especificamente da população que vive da pesca do alimento.

Mytella charruana é o nome científico do sururu, que embora também envolvido por conchas, é diferente do marisco. O molusco pode ser encontrado nas áreas onde há o encontro da água salgada do mar e água doce; os manguezais são o berço sururu, que é envolvido por conchas de coloração escura e menores que as conchas mais fáceis de serem encontradas nas praias. No Recife muitas famílias vivem da pesca desse tipo de molusco. É um trabalho que existe esforço e dedicação, desde a captura das conchas ao tratamento do sururu. Primeiro, as conchas são capturadas do fundo do rio, lavadas e só então abertas para retirar o crustáceo; depois, é só catar e embalar para a venda. 

 

Como fazer

O preparo do sururu é bastante comum e parecido nos estados do Nordeste. O prato tem como base o leite de coco e para acompanhar, o limão e a farinha são essenciais. Confira a receita especial do Chef Rivandro França.


Ingredientes:
1kg de sururu na casca
500ml de leite de coco
1 cebola roxa picada
2 dentes de alho ralados
1 copo de extrato de tomate
5 colheres de azeite de oliva
1 colher de azeite de dendê
500ml de caldo de peixe ou de legumes
1 laranja
1 xícara de coco seco em pedaços
Sal, pimenta de cheiro, pimenta biquinho e coentro a gosto

Modo de Preparo:
Lave o sururu em água corrente e reserve. Doure o alho no azeite de dendê em seguida acrescente a cebola, coentro, pimenta de cheiro, extrato de tomate e o azeite de oliva, ajuste o sal. Coloque todo sururu no refogado e adicione o caldo aos poucos. Deixe ferver por 5 minutos e acrescente o leite de coco.

Para o crocante de coco: Doure os pedaços de coco no azeite, sala gosto e finalize com suco de laranja. Deixe o suco evaporar por completo, reserve.

Para decorar o prato: Inverta a casca da laranja, use um palito de churrasco para dar a ela um formato de sombrinha, coloque uma pimenta biquinho na ponta e reserve para decorar o prato no final.

Finalização: Coloque o sururu em uma tigela e finalize com coentro, pimenta de cheiro, coco seco e sobrinha de laranja.


Dicas

O chef Rivandro dá dicas simples para facilitar sua receita! 

Não gosta de azeite de dendê? Calma que tem dica

 

Não tempere muito o sururu

Decore o prato com a laranja que você usou no preparo


O Sabor da Gente deixa as manhãs da TV Jornal irresistíveis com o melhor da culinária regional, nacional e internacional. O Chef Rivandro França comanda a cozinha com receitas simples e práticas, acessíveis até para aqueles que não costumam se arriscar no fogão. De segunda a sexta, às 10h50 na TV Jornal, no Youtube e também no Facebook.

Tags

Autor