Eu só quero chocolate

Dia Mundial do Chocolate: confira receita de bolo crocante para comemorar o dia

Quanto mais cacau, maior a concentração de antioxidantes e estimulantes. O mais recomendado é o chocolate amargo, com 70% ou mais de cacau

Imagem do autor
Cadastrado por

Roberta Salles

Publicado em 07/07/2021 às 8:00 | Atualizado em 07/07/2021 às 12:37
Notícia
X

É louco por chocolate? Está na matéria certa! Ingrediente que não pode faltar na casa do brasileiro, o chocolate é genuinamente brasileiro, e claro, paixão nacional. Se você é aquela pessoa que não consegue largar o chocolate saiba que não está sozinho. E tem receita de bolo super diferente e elaborado com muito chocolate feita pelo chef Rivandro França.

Consumo

Entre janeiro e setembro de 2020, a taxa de penetração da categoria de chocolates nos lares brasileiros foi de 90,1%, segundo pesquisa realizada pelo Instituto Kantar encomendada pela Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (ABICAB). No entanto, embora os benefícios do alimento contra as doenças cardiovasculares sejam comprovados, é importante ressaltar que o consumo deve ser em pequenas quantidades. Isso porque o chocolate contém gordura saturada e açúcar que, em excesso, podem trazer efeitos nocivos à saúde, além do ganho de peso.


Tipos de chocolates

Uma opção é o amargo, que apresenta uma rica quantidade de antioxidantes, como os flavonoides, cuja ação inibe o acúmulo de LDL no sangue (colesterol ruim), o que ajuda no combate à aterosclerose, que é o acúmulo de gordura nas artérias e pode causar infarto e AVC” Maria Fernanda Vischi D’Ottavio, nutricionista do Clinic Check-up HCor.

Quanto mais cacau, maior a concentração de antioxidantes e estimulantes. O mais recomendado é o chocolate amargo, com 70% ou mais de cacau. O tipo meio amargo, entre 40% e 60% de cacau, deve ser uma opção secundária, pois contém mais açúcar.
A versão ao leite é bem mais calórica, pois leva mais leite e açúcar do que cacau. Já o chocolate branco, se possível, deve ser evitado, pois é composto por manteiga de cacau, açúcar, leite e gordura saturada, que em quantidades elevadas podem prejudicar a saúde.

Receita do chef

E a receita do chef Rivandro leva muito chocolate pra comemorar este dia 7 de julho, claro. Confira a receita do bolo crocante de chocolate

Ingredientes:

1 forma de bolo formato número 15
1kg barra de chocolate
1 bolo de trigo pequeno
1 caixa de creme de leite
1 caixa de leite condensado
1 xícara de chocolate em pó

1 xícara de chocolate branco
1 xícara de doce de leite
Uvas verdes sem semente

Modo de preparo:

Derreta o chocolate ao leite e molde em uma forma de "porta bolo" transparente. Coloque na geladeira e deixe o chocolate endurecer. Retire e faça mais uma camada com chocolate. Novamente, reserve na geladeira.
Derreta o chocolate branco e reserve.
Aqueça o creme de leite e em seguida adicione chocolate em pó e leite condensado para fazer um brigadeiro mole. Reserve.
Corte o bolo em camadas e recheie usando o doce de leite e brigadeiro. Espalhe o restante do chocolate dentro do molde e vá revezando com as camadas do bolo. Em seguida desvire e decore a parte de cima com frutas caramelizadas de chocolate e brigadeiro.

 

Tags

Autor