Receita vegetariana

Receita: aprenda a fazer uma deliciosa moqueca de caju

O prato arrebata corações e paladares com a explosão de sabores regionais

Imagem do autor
Cadastrado por

Roberta Salles

Publicado em 28/07/2021 às 19:56
Notícia
X

Já provou moqueca tradicional com peixe e outros pescados frescos e muitos legumes? Então te convidamos a dar uma chance para a inovadora moqueca de caju do chef Rivandro França, do Sabor da Gente. Para vegetarianos ou não, a receita arrebata corações e paladares com a explosão de sabores regionais.

Para alguns estudiosos dagastronomia brasileira, a origem da moqueca brasileira remontaria a peixada trazida pelosportugueses, que os africanos teriam acrescentadoingredientesda suatradição culinária. Mas é importante citar que os povosindígenastinham desde sempre nopeixe, um alimento de extrema importância, assim como afarinha de mandioca. Daí a associação, do caldo do peixe à farinha formando o pirão. O prato foi difundido principalmente nos estados do Espírito Santo, Bahia, Pernambuco, Pará e Ceará. Na receita tradicional vai ingredientes como azeite de dendê, leite de coco, pimentão, tomate, cebola e, claro, o peixe. No entanto, existem algumas variações regionais que fazem a moqueca ter um sabor especial de cada local. Mas sem entrar em polêmica, hoje apresentamos a moqueca com carne de caju.


Receita

Ingredientes:
3 cajus grandes
5 ovos de codornas
1 xícara de macaxeira em palhas
1 xícara de queijo coalho em cubos
1 coco verde
1 xícara de leite de coco
1 xícara de água de coco
1 xícara cebola rocha picada
1 xícara de tomate picado
1 colher de coentro picado
1 colher de chá de páprica picante
Sal a gosto
3 pimentas de cheiro

Modo de Preparo:
Refogue as verduras junto com a páprica ,adicione o leite de coco e água de coco deixe ferver até reduzir, sempre adicionando água de coco para regular a textura. Frite as rodelas de caju para selar em seguida coloque por cima do molho. Adicione o queijo em cubos, ovos de codorna rodelinhas de pimenta de cheiro.
Finalize com a macaxeira em palhas e raspas do coco.

Dicas

Não acaba por aí! Tem dicas especiais do chefe para quem não curte ou não tem azeite de dendê em casa, confira:

Não sabe qual leite de coco usar? O chef Rivandro te explica:

Tags

Autor