Riqueza e prosperidade

Receitas com lentilha para a ceia de Ano Novo 2022; como preparar grãos da sorte para o réveillon

O brasileiro tradicionalmente gosta de inserir comidinhas e ingredientes especiais na ceia para dar sorte

Roberta Salles
Roberta Salles
Publicado em 31/12/2021 às 7:00
Reprodução/ Pixabay
Presente em saladas, misturada ao arroz ou cozida como o feijão o acompanhamento se mostra saboroso e versátil - FOTO: Reprodução/ Pixabay
Leitura:

Se tem uma coisa que o brasileiro precisa para o ano novo é atrair coisas boas! E a lentilha pode ser um aliado na ceia do réveillon 2022. O brasileiro tradicionalmente gosta de inserir comidinhas e ingredientes especiais na ceia para dar sorte, superstições bem presentes nas casas e ceias pelo país. A lentilha é um ingrediente-chave, que pode ser consumido o ano inteiro, claro, mas que na ceia de fim de ano ganha um significado especial e figura em muitas receitas.

Símbolo de riqueza

O costume não é brasileiro, ele veio da Itália, mas logo foi difundido no Brasil. Como o grão se assemelha a uma moeda, ele virou símbolo popular de fartura e riqueza. Comer pelo menos uma colher de sopa de lentilha é o segredo para um ano de muita fartura, segundo o costume popular.

Receita

Ela pode ser a única estrela em um prato ou um complemento em algum preparo, o fato é que o ingrediente é super versátil e tem um cozimento muito parecido com o do arroz.

Como preparar a lentilha?

Numa panela média, cubra as lentilhas com 1litro e meio de água e leve ao fogo alto. Quando ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 20 minutos, ou até as lentilhas estarem cozidas mas num ponto al dente.

Salada de lentilha

Ingredientes:

Lentilha à gosto
2 tomates picados
1 cebola roxa picada
Sumo de meio limão
Brotos de feijão
Cebolinha à gosto
Cubos de 1 manga picados

Como fazer:

Depois de cozinhar e deixar que a lentilha esfrie, junte em uma tigela os tomates, a cebola, a cebolinha e as lentilhas. Acrescente o sumo do limão misture. Por fim, na hora de servis, adicione os cubos de manga e os brotos.

 Está pronto! Agora é só aproveitar e se preparar para 2022.

 

Já sabe que cor usar na virada? Confira o que cada cor representa e escolha a sua:

Comentários

Últimas notícias