Coronavírus

Coronavírus: confira os últimos acontecimentos no mundo

Veja o balanço da disseminação do coronavírus no mundo

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 03/03/2020 às 12:35 | Atualizado em 04/03/2020 às 6:04
Mladen Antonova/AFP
O coronavírus já provocou mais de 38.000 mortes e cerca de 790.000 infectados no mundo - FOTO: Mladen Antonova/AFP

Apresentamos aqui novos balanços e fatos marcantes sobre a disseminação do coronavírus em todo o mundo. Confira: 

Mais de 3.000 mortos

Em todo o mundo: mais de 92.000 casos, incluindo 3.127 mortes, 77 países e territórios afetados, de acordo com um balanço estabelecido pela AFP com base em fontes oficiais nesta terça-feira (3), às 9h.

Principais países afetados

China continental (80.151 casos, incluindo 2.943 mortes), Coreia do Sul (5.186 casos, incluindo 28 mortes), Irã (2.336 casos, incluindo 77 mortes), Itália (2.036 casos, incluindo 52 mortes), Japão (268 casos, incluindo 12 mortes e mais de 700 casos registrados no navio Diamond Princess).

Recontaminação?

Com oito casos de coronavírus registrados em pessoas que estiveram de passagem pela Itália, cresce o medo na China de recontaminação do país onde a epidemia começou.

Tratamento "até o verão"

Um tratamento médico para o novo coronavírus pode estar disponível "até o verão ou início do outono" (hemisfério norte), de acordo com o vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence.

Impacto econômico

Na China, as fábricas da gigante taiwanesa Foxconn, principal fornecedora da Apple, operam apenas com 50% de sua capacidade de produção habitual devido à epidemia. Na Itália, a Bolsa de Valores de Milão registrava uma recuperação clara esta manhã, após várias sessões de queda. Na França, a Feira Mundial do Turismo de Paris, que deveria receber mais de 100 mil pessoas de 12 a 15 de março, foi cancelada.

Punho-punho

O Comitê Olímpico Internacional (COI) se prepara "para o sucesso dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020", disse o presidente na terça-feira (3), apesar das preocupações com o coronavírus. Nos Estados Unidos, a NBA enviou uma nota para suas franquias: os jogadores de basquete devem cumprimentar os fãs com punho-punho em vez do "high five" (tapa com a palma da mão). Na Alemanha, o clube RB Leipzig pediu desculpas na segunda-feira depois que seus guardas expulsaram no domingo espectadores japoneses.

Sem aperto de mão

Os negociadores europeus e britânicos, reunidos nesta terça-feira (3) para um segundo dia de negociações sobre as relações pós-Brexit entre a UE e o Reino Unido, concordaram em evitar apertar as mãos.

Papa Francisco negativo para Covid-19

O papa Francisco, que cancelou um retiro por um "resfriado" que o faz tossir, foi testado negativo para o novo coronavírus, segundo o jornal italiano Messagero. 

Mozart

Para o violinista e maestro russo Vladimir Spivakov, Mozart ou a ópera italiana podem ajudar a tratar a doença, porque "se MozaCrt ajuda vacas, certamente ajudará os homens".

Comentários

Últimas notícias