COLUNA JC SAÚDE E BEM-ESTAR

Coronavírus: com 13 casos confirmados, Brasil monitora 768 suspeitos

São 10 casos em São Paulo, um no Rio de Janeiro, um no Espírito Santo e mais um caso na Bahia

Cinthya Leite
Cadastrado por
Cinthya Leite
Publicado em 06/03/2020 às 16:49 | Atualizado em 06/03/2020 às 17:01
Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
O secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson Kleber de Oliveira, e o secretário-executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo dos Reis, divulgam dados atualizados sobre a situação do novo Coronavírus no país. - FOTO: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O Brasil tem 13 casos confirmados de coronavírus. Até esta sexta-feira (6), são 10 casos em São Paulo, um no Rio de Janeiro, um no Espírito Santo e mais um caso na Bahia. Até o momento, 480 casos foram descartados, e outros 768 casos suspeitos são monitorados pelo Ministério da Saúde. Os dados foram repassados pelas Secretarias Estaduais de Saúde.

Atualmente, 36 países, além da China, são monitorados pelo Ministério da Saúde por apresentarem transmissão ativa do coronavírus. Com isso, os critérios para a definição de caso suspeito enquadram agora as pessoas que apresentarem febre e mais um sintoma gripal, como tosse ou falta de ar e tiveram passagem pela Alemanha, Argélia, Austrália, Bélgica, Bielorrússia, Bósnia e Herzegovina, Canadá, Coreia do Norte, Coreia do Sul, Croácia, Dinamarca, Emirados Árabes Unidos, Equador, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Indonésia, Irã, Israel, Itália, Japão, Líbano, Malásia, Noruega, Reino Unido, Romênia, San Marino, Singapura, Suécia, Suíça, Tailândia, Vietnã, além da China, nos últimos 14 dias.

Para evitar a proliferação do vírus, o Ministério da Saúde recomenda medidas básicas de higiene, como lavar as mãos com água e sabão, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo. Evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.

AFP
Os dois casos foram em pacientes do coronavírus com comorbidades - FOTO:AFP

Comentários

Últimas notícias