COLUNA JC SAÚDE E BEM-ESTAR

O que significa uma pandemia e o que muda com a declaração da OMS sobre coronavírus

Pandemia é caracterizada por uma situação em que uma doença infecciosa se dissemina de forma muito acelerada, atingindo múltiplas regiões do planeta e de forma simultânea

Cinthya Leite
Cadastrado por
Cinthya Leite
Publicado em 11/03/2020 às 15:14 | Atualizado em 11/03/2020 às 19:28
MIGUEL MEDINA / AFP
O novo coronavírus já fez milhares de vítimas ao redor do mundo - FOTO: MIGUEL MEDINA / AFP

Com a declaração de pandemia do novo coronavírus pela Organização Mundial de Saúde (OMS), muitas são as dúvidas sobre o que caracteriza esse status que veio à tona, nesta quarta-feira (11), para a epidemia de Covid-19, que infectou mais de 110 mil pessoas em todo o mundo desde o fim de dezembro.

O termo pandemia é usado para descrever uma situação em que uma doença infecciosa se dissemina de forma muito acelerada, atingindo múltiplas regiões do planeta e de forma simultânea. Quem não lembra a gripe H1N1? Em abril de 2009, a OMS declarava pandemia de gripe H1N1, na época ainda conhecida como gripe suína. O surto global caracterizou-se por uma variante de gripe suína cujos primeiros casos ocorreram no México, em meados do mês de março de 2009. Foi a primeira emergência de saúde pública de importância mundial declarada pela OMS.

p>Assim como aconteceu com novo coronavírus e o H1N1, as pandemias despontam a partir do momento em que há um novo agente com capacidade de infectar pessoas facilmente de forma acelerada e ser transmitido, entre os seres humanos, de maneira eficiente e com continuidade. Aparecido em dezembro na China, o novo coronavírus afeta todos os continentes, exceto a Antártica, e afeta a economia e diversos setores da sociedade em um número cada vez mais amplo de países.

"Estamos profundamente preocupados com os níveis alarmantes de propagação e de gravidade, bem como com os níveis alarmantes de inação" no mundo, declarou o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, em entrevista coletiva em Genebra nesta quarta-feira (11). O chefe da OMS estimou que, "nos próximos dias e semanas", o número de casos, mortes e países afetados aumentará.

A organização voltou a pedir aos países que atuem para "conter" a epidemia, que já matou mais de 4 mil pessoas ao redor do planeta.  

Ao declarar o novo coronavírus como pandemia, a OMS diz não alterar a avaliação que vem sendo feita da ameaça representada pelo vírus. O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, ressaltou, inclusive, que essa essa caracterização não muda o que a entidade está fazendo nem o que os países devem fazer para conter a expansão da doença.

Logo após a declaração da OMS sobre o status de pandemia para o novo coronavírus, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, disse que a OMS demorou a reconhecer que havia um cenário de pandemia do novo coronavírus. E ele tem razão. A questão é que os critérios que a Organização Mundial de Saúde (OMS) usa para definições de classificação de pandemia são estritos e, por se basear nesses conceitos, a entidade não foi tão ágil para declarar essa classificação para o novo coronavírus.

De acordo com Mandetta, com a declaração de pandemia, a ideia é que o Brasil passe a usar como critério para identificar casos a ocorrência de sintomas e histórico de qualquer viagem internacional, além do contato com casos confirmados.

JEKESAI NJIKIZANA/AFP
Coronavírus infectou mais de 110 mil pessoas em todo mundo desde o fim de dezembro - FOTO:JEKESAI NJIKIZANA/AFP

Comentários

Últimas notícias