COLUNA JC SAÚDE E BEM-ESTAR

Coronavírus: Pernambuco monitora 12 casos suspeitos e continua com duas confirmações

Em relação aos pacientes em investigação, um está em isolamento hospitalar em unidade de saúde privada

Cinthya Leite
Cadastrado por
Cinthya Leite
Publicado em 12/03/2020 às 19:05 | Atualizado em 12/03/2020 às 19:10
AMANDA RAINHERI/JC
Autoridades de Saúde de Pernambuco atualizam diariamente o cenário do coronavírus em Pernambuco - FOTO: AMANDA RAINHERI/JC

A Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES-PE) informa que, desde o dia 25 de fevereiro até a manhã desta quinta-feira (12), foi notificada de 44 casos suspeitos do novo coronavírus. Até o momento, foram confirmados dois casos importados da doença no Estado, enquanto 30 foram descartados e outros 12 continuam em investigação. Os pacientes notificados têm histórico de passagem pela França, Inglaterra, Itália, Espanha, Alemanha, Suíça, Holanda, Portugal, Emirados Árabes, Israel, China e Estados Unidos - países com transmissão local do vírus.

Em relação aos pacientes em investigação, um está em isolamento hospitalar em unidade de saúde privada. Os demais (11), após receberem as devidas orientações, foram encaminhados para isolamento domiciliar. 

Casos confirmados

Sobre os casos confirmados, a SES informa que se trata de dois pacientes (homem de 71 anos e mulher de 66 anos) residentes no Recife e com histórico de viagem para a Itália. Os exames que positivaram para o novo coronavírus foram realizados pelo Instituto Evandro Chagas (IEC), no Pará. Ambos passam bem

e permanecem, desde a notificação (5), em isolamento na unidade hospitalar. O homem está internado em UTI, estável; a mulher, em uma enfermaria de isolamento.

A SES reforça que os pacientes foram contaminados na Europa e começaram a manifestar os sintomas da doença ao voltar ao Estado, quando procuraram assistência médica. 

Caso provável

Uma mulher de 47 anos, que teve contato domiciliar com os pacientes confirmados, foi notificada (caso provável) na última quarta-feira (11), apresentando febre, tosse e dificuldade de respirar. A mulher, que não precisou ser encaminhada para uma unidade de saúde, recebeu uma equipe da vigilância do Recife para fazer a coleta do material laboratorial. Ela está em isolamento domiciliar.

Comentários

Últimas notícias