COLUNA JC SAÚDE E BEM-ESTAR

Coronavírus: "Manifestação rápida da doença", disse David Uip sobre primeira morte no Brasil

A primeira vítima de coronavírus no Brasil é um homem, de 62 anos, morador de São Paulo, que também tinha diabetes e hipertensão

Cinthya Leite
Cadastrado por
Cinthya Leite
Publicado em 17/03/2020 às 15:20 | Atualizado em 17/03/2020 às 15:46
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
David Uip (centro) é um dos cotados para ser ministro da Saúde de Lula - FOTO: GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

O Brasil anunciou, nesta terça-feira (17), a primeira morte causada pelo novo coronavírus. É um homem, de 62 anos, que morava em São Paulo e tinha diabetes e hipertensão. Ele deu entrada num hospital privado, no sábado (14), e faleceu na segunda-feira (16). Os primeiros sintomas se manifestaram no dia 10 de março. O paciente não tinha histórico de viagem.

Clique aqui e leia as últimas notícias sobre coronavírus

O coordenador do Centro de Contingência do Coronavírus de São Paulo, David Uip, ainda informa que quatro óbitos no Estado estão sendo investigados para saber se estão associados à Covid-19. No caso do paciente de 62 anos, Uip destacou que era do grupo de risco não apenas pela idade, mas também por apresentar doenças crônicas. "Foi uma manifestação rápida da doença", disse Uip.

Leia também: 

Coronavírus: 1º caso em criança de Pernambuco é confirmado

O secretário estadual da Saúde de São Paulo, José Henrique Germann, destacou que as mortes por coronavírus já eram esperados por causa da situação de pandemia. "Infelizmente os óbitos são esperados. Mas lamentamos muito o óbito, e manifestamos consideração à família. Isso é muito triste. Mas esse óbito não deve criar pânico na população", acrescentou Uip.

Até o momento, não é possível informar quantas pessoas estão em estado grave por causa de coronavírus, de acordo com Uip. O fato de os pacientes estarem sendo atendidos em hospitais privados, que não costumam fornecer informações sobre a saúde de seus pacientes, dificulta a chegada de informações sobre o quadro de saúde das pessoas. "Não temos controle da rede privada. Mas precisamos dessas informações."

 

Brasil tem 1ª morte por coronavírus:

 

Comentários

Últimas notícias