A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) anunciou, por meio de boletim, neste sábado (4), mais quatro mortes pelo novo coronavírus em Pernambuco, totalizando 14 óbitos pela covid-19. Quarenta novos casos também foram confirmados nas últimas 24 horas. Este aumento no número de casos foi o maior desde o dia 12 de março, quando foram anunciados os dois primeiros casos no Estado. Agora, são 176 infectados. Como consequência da doença, também ocorreram quatro óbitos, o maior número para um único dia em Pernambuco. Agora, são 14 mortes. No total, 23 pessoas já foram curadas.
- Fernando de Noronha tem cinco casos confirmados do novo coronavírus
- Ministério da Saúde diz que, na verdade, primeiro caso de coronavírus foi registrado em março e não em janeiro
- Com 60 mortes, Brasil registra maior número de óbitos por coronavírus em 24 horas
- Brasil registra 359 mortes e 9.056 casos confirmados de coronavírus
- Prédio da Sudene será hospital de campanha do coronavírus no Recife
O levantamento divulgado neste sábado (04/04) se refere à sexta-feira (03/04), de acordo com a SES. Os casos confirmados confirmados ocorreram em 14 cidades mais o arquipélago de Fernando de Noronha. Na Região Metropolitana do Recife, os seguintes municípios aumentaram o número de casos confirmados: Recife saiu de 92 casos para 119, Jaboatão dos Guararapes de oito para 11, Olinda de seis para oito, Camaragibe de quatro para seis e Cabo de Santo Agostinho de dois para quatro.
Também houve crescimento dos casos confirmados da doença em Caruaru que está com dois casos (antes era um), Fernando de Noronha que saiu de cinco confirmações para sete e as pessoas que vieram de outros Estados totalizam três infectados, quando até a última quinta-feira eram dois.
Segundo a assessoria de imprensa da SES-PE, o número de casos aumentou porque passaram a ser realizados mais testes para identificar a doença nesta quinta-feira (02/04), quando foram confirmados mais 30 casos.
A notícia boa é que também aumentou o número de pessoas recuperadas em Pernambuco, que saiu de 17 para 23. Ainda de acordo com o último boletim, são 52 pessoas internadas por causa da doença e 87 em isolamento domiciliar. No dia anterior, eram 45 internados e 64 em isolamento nas suas residências.
ÓBITOS
Entre as quatro vítimas fatais, três são homens, de 65, 71 e 74 anos, e uma mulher de 95, todos do Recife. A idosa sofria de fibrose cística e faleceu na última quinta (2), em uma unidade privada da capital pernambucana. O homem de 65, ex-tabagista, veio a óbito na última sexta (3) no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), enquanto o de 71, cardiopata, diabético e hipertenso, faleceu na última terça (31) em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Já o idoso de 74, com doença cardiovascular crônica, faleceu no dia 31.03 em uma Upinha.
Casos confirmados
Os novos casos confirmados são de pacientes entre 21 e 95 anos, sendo 22 do sexo feminino e 18 do masculino.
As pessoas diagnosticadas com a covid-19 em Pernambuco estão distribuídas por 14 municípios (Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Camaragibe, Cabo de Santo Agostinho, Paulista, São Lourenço da Mata, Palmares, Belo Jardim, Caruaru, Petrolina, Ipubi, Aliança e Goiana), além do Arquipélago de Fernando de Noronha e da ocorrência de pacientes que vieram de outros Estados e países. No momento, 52 pacientes estão internados, sendo 18 em UTI/UCI e 34 em leitos de isolamento. Outros 87 estão em isolamento domiciliar.
Assine a nova newsletter do JC e fique bem informado sobre o coronavírus
Todos os dias, de domingo a domingo, sempre às 20h, o Jornal do Commercio divulga uma nova newsletter diretamente para o seu email sobre os assuntos mais atualizados do coronavírus em Pernambuco, no Brasil e no mundo. E como faço para receber? É simples. Os interessados podem assinar esta e outras newsletters através do link jc.com.br/newsletter ou no box localizado no final das matérias.
O que é coronavírus?
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
Como prevenir o coronavírus?
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
- Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
- Evitar contato próximo com pessoas doentes.
- Ficar em casa quando estiver doente.
- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
- Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.
Comentários