COLUNA JC SAÚDE E BEM-ESTAR

Coronavírus: 74% dos leitos UTI no Recife já estão ocupados, diz secretário

Secretário de Saúde do Recife está preocupado com o avanço dos casos, principalmente em relação a pacientes com quadros graves, que necessitam de respiradores para sobreviver

Cinthya Leite
Cadastrado por
Cinthya Leite
Publicado em 13/04/2020 às 9:46 | Atualizado em 13/04/2020 às 10:18
LEO MOTTA/ACERVO JC IMAGEM
Novos leitos provisórios para tratamento da covid-19 foram montados na Maternidade Barros Lima. A unidade foi apresentada, na última semana, pelo secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia (foto) - FOTO: LEO MOTTA/ACERVO JC IMAGEM

Em coletiva de imprensa online na manhã desta segunda-feira (13), o secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, mostrou-se preocupado com o aumento rápido na ocupação dos leitos de unidade de terapia intensiva (UTI), regulados pelo município, destinados aos pacientes com suspeita ou confirmação da infecção pelo novo coronavírus. "Já há 74% dessas vagas ocupadas. Percebemos que, após abrimos um serviço, rapidamente esses leitos são ocupados por pacientes graves", disse Jailson. Na última semana, a ocupação desses leitos municipais de UTI estava em 61%, o que revela como tem aumentado a necessidade dessas vagas pelos pacientes que evoluem de forma grave. O Recife acumula hoje aproximadamente 60% dos casos de covid-19 em Pernambuco. 

O secretário também informou que atualmente o Recife já tem quatro hospitais de campanha instalados e outros três estão em operação, com a expectativa de serem abertos nos próximos dias. "Ao todo, entre leitos de enfermaria e de UTI, temos 186 vagas disponíveis, com 36 respiradores", afirmou. Além disso, Jailson ressaltou que o quarto hospital de campanha, erguido na Rua da Aurora, em Santo Amaro, área central do Recife, terá outros leitos em funcionamento até o dia 20 de deste mês. A organização social que administra essa unidade é o Hospital de Câncer de Pernambuco. Serão 100 leitos de UTI e 60 de enfermaria.

O cenário atual sinaliza para uma transição de fase mais temida da pandemia: aquela em que saímos da transmissão comunitária para a etapa de espiral de casos, onde desponta o calo da rede, com uma grande sobrecarga do sistema de saúde na fase da expansão de casos sem freio, prevista para breve na capital pernambucana e outros municípios. Dessa maneira, o panorama para os próximos dias requer um aumento rápido da capacidade de assistência intensiva.

Na última semana, o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, informou que a ocupação dos leitos de UTI para covid-19, regulados pelo Estado, já estava com taxa de torno de 80%. Nos dias 11 e 12, a reportagem questionou a Secretaria Estadual de Saúde (SES) sobre a atualização dessa ocupação, mas não obteve resposta. Até o domingo (12), dos 960 casos confirmados de covid-19 em Pernambuco, 281 permaneciam internados, sendo 40 em UTI e 241 em leitos de enfermaria. 

Comentários

Últimas notícias