COLUNA JC SAÚDE E BEM-ESTAR

Coronavírus: 55 pessoas, entre idosos e funcionários de abrigos no Recife, testam positivo para covid-19

Entre os que tiveram diagnóstico de covid-19, 33 são idosos e 22 trabalhadores das ILPIs

Cinthya Leite
Cadastrado por
Cinthya Leite
Publicado em 10/06/2020 às 19:54 | Atualizado em 10/06/2020 às 19:56
PIERRE-PHILIPPE MARCOU/AFP
Pernambuco possui 24.247 casos considerados graves e 81.134 considerados leves - FOTO: PIERRE-PHILIPPE MARCOU/AFP

A Secretaria de Saúde do Recife (Sesau) fez o teste para covid-19 em 471 idosos e trabalhadores de nove casas de acolhimento institucional de idosos da cidade. Entre elas, duas Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPIs) vinculadas à gestão municipal e sete filantrópicas. No grupo das pessoas que passaram pelo exame nessas unidades, 55 tiveram resultado positivo para o novo coronavírus: 33 idosos e 22 trabalhadores das ILPIs públicas e filantrópicas. Os exames foram feitos com teste rápido. 

A Sesau informa que ainda falta fazer a testagem no Abrigo Provisório Edusa Pereira, inaugurado pela Prefeitura do Recife no último dia 4. O local, destinado ao acolhimento de pessoas idosas em situação de rua, foi criado para que esse público tenha um menor risco de se infectar pelo novo coronavírus. Testes também ainda serão realizados nas demais ILPIs para examinar os profissionais que não estavam no dia em que a equipe da Sesau esteve nos abrigos. 

A secretaria reforça ainda que os kits para testes nas ILPIs privadas serão disponibilizados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES). Os testes estão sendo realizados em todas as 25 ILPIs localizadas no Recife, sem necessidade de solicitação.

Público prioritário 

Desde o fim do mês de maio, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) ampliou o público prioritário para a realização do teste da covid-19. Nessa ocasião, passaram a ser contemplados os idosos e os trabalhadores sintomáticos, além dos seus contatos próximos, que moram e atuam em instituições de longa permanência para a população a partir dos 60 anos. Os responsáveis por esses estabelecimentos devem acionar a secretaria de Saúde municipal para realização da coleta. 

Esse novo grupo se junta aos profissionais de saúde, de segurança e do sistema prisional sintomáticos e seus contatos também com sintomas, além dos reeducandos com sintomas gripais.

Confira os casos nos municípios pernambucanos:

Comentários

Últimas notícias