COLUNA JC SAÚDE E BEM-ESTAR

Taxa de contágio do coronavírus em Pernambuco volta a ser superior a 1; saiba o que isso quer dizer

Dados de três instituições de pesquisa atualizam o risco de transmissão do novo coronavírus no Estado

Cinthya Leite Carolina Fonsêca
Cadastrado por
Cinthya Leite
Carolina Fonsêca
Publicado em 22/06/2020 às 15:29 | Atualizado em 23/06/2020 às 14:32
RENATA ARAÚJO/RÁDIO JORNAL CARUARU
Governo de Pernambuco anunciou avanço das atividades na semana passada - FOTO: RENATA ARAÚJO/RÁDIO JORNAL CARUARU

A taxa de contágio da covid-19 em Pernambuco, que se manteve por dias em 0.9, já volta a ficar acima de 1, no momento em que se inicia uma nova fase de retomada das atividades econômicas no Estado. Levantamentos feitos pelo Instituto para Redução de Riscos e Desastres de Pernambuco (IRRD), da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE); pela Escola de Higiene e Medicina Tropical da Universidade de Londres; e pelo grupo Covid-19 Analytics, de pesquisadores da Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio, apontam que a taxa de contágio está, respectivamente, em 1.23, 1.2 e 1.15. 

Esses índices significam que cada 100 pessoas no Estado com o novo coronavírus o transmitem para até outros 123 indivíduos. A taxa de contágio é o índice utilizado para apontar o risco de transmissão do novo coronavírus. Quando está abaixo de 1, sugere-se uma transmissão sob controle.

>> Pernambuco registra menor número de mortes por coronavírus em 24 horas desde o dia 20 de abril

>> Descoberta de mecanismo imune envolvido na covid-19 abre caminho para novo tratamento

>> Estudo diz que corpo humano não cria resistência à covid-19

>> Pesquisa diz que apenas uma cidade de Pernambuco não tem coronavírus; entenda

O cálculo para se chegar ao número efetivo de reprodução (Rt), como cientificamente é chamada a taxa de contágio, leva em consideração variáveis como o número de casos confirmados diariamente, o volume de pacientes recuperados e os casos ainda em tratamento.

A taxa de contágio, que agora registra aumento, foi um dos parâmetros destacados pelo governo de Pernambuco no dia 31 de maio, véspera de apresentação do plano de retomada das atividades econômicas no Estado. Naquela data, o índice de disseminação da epidemia do novo coronavírus mostrava um patamar de estabilização, com taxa de contágio de 0.9, sinalizando tendência de redução da curva nos municípios que entraram na quarentena rígida na segunda quinzena de maio. 

Retomada da economia

A flexibilização parcial do isolamento em Pernambuco, com reabertura gradual de espaços públicos e estabelecimentos comerciais, pode colocar em xeque todo o progresso que o Estado teve no controle da pandemia até aqui, segundo dados do Instituto para Redução de Riscos e Desastres (IRRD). 

>> Primeiro dia de reabertura dos shoppings no Grande Recife é marcado por movimentação tranquila e cuidados com higienização

“O governo não afirmou que a pandemia acabou ou que está sobre controle, nem as falas do secretário de Saúde dizem isso nem o decreto, mas deixou a decisão para a população tomar, e o grande problema nisso é que a população, em sua maioria, é pouco instruída. Então, essa reabertura, ainda que parcial e com exigência de cuidados, é muito perigosa”, diz o epidemiologista da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) Jones Albuquerque. "O problema é a simultaneidade de infectados. O lockdown não resolve a pandemia; o lockdown resolve a simultaneidade de infectados na rede hospitalar. Mesmo com a unidade de saúde reforçada, a gente não vai conseguir controlar a simultaneidade de infectados com essa reabertura toda agora porque a população está entendendo que está tudo normal, mesmo que o decreto e as autoridades não digam isso." 

Atualmente quase 53 mil pessoas tiveram diagnóstico confirmado de covid-19 em Pernambuco. "Se a gente levar em consideração que esse número é subnotificado em torno de 20 vezes, chegaríamos a um número de 1 milhão de infectados. Vamos assumir que temos 1 milhão. Pernambuco tem aproximadamente 10 milhões de habitantes. Se a gente abre circulação, as outras 9 milhões de pessoas que não estão infectadas, vão se infectar. E dessas, 4% vão precisar de UTI (unidade de terapia intensiva); algo em torno de 360 mil pessoas vão precisar de UTI. O ideal epidemiológico é frear a reabertura", destacou Jones. 

Comentários

Últimas notícias