Sono alterado

Publicado em 02/08/2020 às 6:00
FREEPIK/BANCO DE IMAGENS
Associação Brasileira do Sono destaca é que preciso ficarmos atentos a sinais como sono fragmentado, sonolência diurna, pouca energia, irritabilidade e demora por mais de 30 minutos para começar a dormir - FOTO: FREEPIK/BANCO DE IMAGENS
Leitura:

Qual das quatro pontuações (0 a 3) você atribui para cada probabilidade abaixo de pegar no sono?

0 - Nenhuma

1 - Ligeira

2 - Moderada

3 - Forte

- Sentado lendo um livro

- Sentado vendo televisão

- Sentado inativo em lugar público (por exemplo: sala de espera, cinema ou reunião)

- Como passageiro num carro durante uma hora sem parada

- Deitado descansando à tarde, quando as circunstâncias permitem

- Sentado conversando com alguém

- Sentado calmamente após um almoço sem ter bebido álcool

- Ao volante parado no trânsito durante alguns minutos

Agora, some a pontuação que deu para cada probabilidade. Um resultado de 0 a 9, considera-se normal. De 10 a 24, recomenda-se procurar um médico, pois há chance de ter distúrbio do sono.

O teste acima é a Escala de Epworth, destinada a medir a sonolência diurna. Ela está em cartilha do projeto Fluir com a Vida, da Diretoria de Qualidade de Vida da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e Qualidade de Vida da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O material foi desenvolvido em parceria com as professoras Shirley Campos, do Departamento de Fisioterapia, e Cinthia Alves, do Departamento de Terapia Ocupacional, e a Unidade de Atenção Psicossocial do Hospital das Clínicas da UFPE. A proposta da cartilha é abordar a importância do sono para manutenção da saúde em meio à pandemia de covid-19. Afinal, o necessário isolamento social mudou a rotina das pessoas, trazendo alterações do sono. A irregularidade dos horários de dormir e acordar, causada pela quebra da rotina, associada à preocupação com a saúde e a economia podem reduzir a qualidade de vida. A cartilha destaca que buscar orientação profissional é sempre a melhor alternativa. O material pode ser baixado neste link: bit.ly/3i20Hp3.

 

FREEPIK/BANCO DE IMAGENS
Medidor de glicose para pacientes com diabetes - FOTO:FREEPIK/BANCO DE IMAGENS

Comentários

Últimas notícias