Coronavírus

Pernambuco confirma mais 21 mortes e 1.021 novos casos da covid-19

De acordo com a Secretaria de Saúde, o número elevado de registros ''é motivado pelo atraso, e consequente acúmulo de notificações, pelos municípios''

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 09/08/2020 às 17:12 | Atualizado em 09/08/2020 às 21:35
Reprodução
A comunidade científica critica a queda de investimentos em pequisa. - FOTO: Reprodução

Atualizada às 21h35

Em boletim divulgado no fim da tarde deste domingo (9), a Secretaria Estadual de Saúde (SES) confirma 1.021 novos casos da covid-19 e mais 21 mortes em decorrência da enfermidade. No comunicado, a pasta diz que o número elevado de registros "é motivado pelo atraso, e consequente acúmulo de notificações, pelos municípios". De acordo com o governo, dos casos confirmados hoje, apenas 49 são de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), ou seja, os demais são leves.

Com os novos números, Pernambuco contabiliza 105.134 infecções pelo coronavírus: 24.207 graves e 80.927 leves. Desde os primeiros registros da doença, 82.665 pacientes se recuperaram no Estado, 78,6% do total de enfermos. "Destes, 13.484 eram pacientes graves, que necessitaram de internamento hospitalar, e 69.181 eram casos leves", detalha o texto governamental.

Ao JC, o presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) e prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota (PSB), afirmou que recentemente as prefeituras enfrentaram um problema técnico que pode ter ocasionado o atraso nas notificações. "As prefeituras registravam seus dados nos sistemas do Ministério da Saúde e no do governo estadual, mas depois esses dados não batiam. No meu caso, por exemplo, surgiram dois casos de Alagoas aqui em Afogados da Ingazeira. Depois verificamos que o problema era do sistema do Ministério da Saúde, então entramos em contato com eles e, aparentemente, a situação foi normalizada", disse. 

Patriota disse que estabeleceu um prazo de 10 dias, a partir da última sexta-feira (7) para os municípios entrarem em contato com o Governo de Pernambuco e confrontarem os dados do estado com os do Ministério da Saúde. "Nesta segunda-feira (10) vou tentar agendar uma reunião entre um representante da Secretaria de Saúde do Estado com os secretários municipais de Saúde para discutir como vamos checar essas informações e sanar as dúvidas em relação a esta questão", disse o prefeito. 

A assessoria de imprensa da SES-PE informou que a pasta vem reforçando a necessidade dos municípios manterem os dados atualizados em tempo hábil para o melhor acompanhamento da situação da doença, e sempre quando ocorre algum acúmulo nas notificações, chama atenção para este fato. Segundo a pasta, cabe ao estado apenas consolidar os dados fornecidos pelas prefeitura no sistema para utilizá-los no boletim. 

No boletim deste domingo (9), a SES explica, ainda, que as formas mais graves da doença foram registradas em 183 municípios, além de Fernando de Noronha e da ocorrência em pacientes de outros Estados e países. Entre os pacientes que morreram, 10 eram homens e 11 mulheres. Os óbitos foram registrados nas cidades de "Araripina (1), Bezerros (1), Camaragibe (1), Caruaru (2), Cumaru (1), Frei Miguelinho (1), Garanhuns (1), Goiana (2), Gravatá (1), Jaboatão dos Guararapes (1), Limoeiro (1), Olinda (1), Passira (1), Recife (1), São Caitano (1), São Lourenço (2), Sertânia (1) e Timbaúba (1)". Agora, Pernambuco possui 6.941 mortes pela doença.

É importante ressaltar que as mortes registradas nas últimas 24 horas ocorreram não neste período, mas entre os dias 29 de maio e 8 de agosto. A maior parte dos óbitos (66,7%) ocorreu entre 29 de maio e 5 de agosto, e sete mortes aconteceram nos últimos três dias (33,3%).

>> Agosto Dourado: mães com covid-19 devem continuar amamentando

>> Após 100 mil mortes por covid, Bolsonaro lamenta óbitos 'seja qual for a causa'

>> Aumento de casos de covid-19 faz com que Havana volte a lockdown

Sobre o perfil das novas vítimas, a SES informa que os pacientes tinham entre 31 e 89 anos e 14 deles apresentavam comorbidades como doença cardiovascular, diabetes e hipertensão. A pasta ressalta, contudo, que ainda investiga os outros pacientes.

"Com relação à testagem dos profissionais de saúde com sintomas de gripe, em Pernambuco, até agora, 19.677 casos foram confirmados e 27.741 descartados", afirma o comunicado.

Dados da Central Estadual de Regulação Hospitalar, que controla o número de leitos covid em Pernambuco, atualmente a taxa de ocupação média é de 57%. Ao todo, o Estado possui 1.941 leitos, sendo 868 de UTI e 1.073 de enfermaria. Até este domingo, 65% dos leitos de UTI estavam ocupados, enquanto 49% das vagas de enfermaria estavam sendo usadas por pacientes com a enfermidade.

Comentários

Últimas notícias