PUBLIPOST

Médico alerta para cuidados no retorno às atividades esportivas

Dentro do novo normal da Covid-19, especialista em joelho pede fortalecimento muscular e cautela, tanto de atletas profissionais quanto amadores

JC360
Cadastrado por
JC360
Publicado em 17/08/2020 às 8:00 | Atualizado em 17/08/2020 às 12:30
Pexels Pixabay
Dr. João Hollanda dá dicas e cuidados práticos na hora de fazer exercícios físicos - FOTO: Pexels Pixabay

Diante da flexibilização das atividades, em muitas cidades, na retomada econômica em meio à Covid-19, diversas academias estão reabrindo e surge uma nova preocupação médica, em relação às possíveis lesões de quem ficou muito tempo parado: as fraturas por estresse ou a lesão do Ligamento Cruzado Anterior, conhecido com LCA. Retomar a prática esportiva de uma hora para outra, sem recondicionar o corpo para isso, pode ser um desastre. Estudos com atletas após férias mostram que um mês parado pode levar a até 30% de perda de força muscular. O que se vê agora são cinco meses de reclusão e um nível de sedentarismo ainda maior do que os atletas costumam passar em suas férias.

Especialista em joelho e médico da Seleção Brasileira de Futebol Feminino, o Dr. João Hollanda explica que a rotura completa do ligamento superior cruzado ou as lesões musculares costumam aumentar quando o atleta vem de um período de destreinamento. “As fraturas por estresse também estão associadas a um aumento repentino na prática esportiva. Atletas recreativos e amadores tendem a ter uma ‘reserva’ física mais limitada e piores condições para se exercitarem durante a pandemia, o que sugere um risco ainda maior”, avalia.

Independentemente da modalidade esportiva, é inerente ao esporte a realização de movimentos repetitivos, nos quais algumas musculaturas são muito estimuladas e outras não. “Quando isso não é adequadamente abordado por meio da preparação física, é comum que os atletas desenvolvam desequilíbrios ou fraquezas musculares, o que contribui para a ocorrência de lesões”, explica o especialista em joelho.

Crédito: Pexels Pixabay
Retomada das atividades físicas precisa de atenção - Crédito: Pexels Pixabay

Dicas e cuidados práticos

Assim, o Dr. João Hollanda listou algumas dicas e cuidados a serem tomados para quem esteja considerando uma retomada das atividades físicas:

  • Retorne progressivamente. Como regra geral, uma sugestão é retornar com 50% da carga de treino de antes da pandemia e, com tudo correndo bem, aumentar não mais do que 10% da carga por semana. Uma avaliação individualizada ajudaria em uma orientação mais precisa;
  • Comece por atividades de fortalecimento, em seguida inclua as corridas contínuas, depois os treinos de velocidade, treinos com contato físico e mudanças de direção para, por fim, retornar para esportes como o futebol; O rompimento do Ligamento Cruzado Anterior é a lesão cirúrgica mais comum em jogadores de futebol e em atletas de outras modalidades que envolvem mudanças frequentes de direção, acelerações, desacelerações e contato físico, como o basquete, o handebol e os esportes de luta;
  • Escute o seu corpo: o ideal, no início, é ser mais conservador. Se estiver se sentindo muito cansado, diminua o ritmo e, se isso não for o suficiente, procure ajuda especializada;
  • A realização de exercícios preventivos é fundamental para qualquer atleta envolvido com esportes de risco para a lesão do Ligamento Cruzado Anterior. Estes programas devem idealmente ser individualizados para cada atleta, de acordo com as informações da avaliação de pré-participação e de exames como a dinamometria manual ou isocinética, e levando em consideração a demanda específica do indivíduo. Atletas amadores e recreativos podem se beneficiar do mesmo tipo de avaliação em clínicas especializadas no tratamento de atletas.

Vale lembrar que a fraqueza muscular e outras deficiências relacionadas ao movimento são problemas comuns na maior parte dos pacientes com dor crônica, como hérnia de disco, condromalácia, artrose, tendinite ou bursite. Se, por um lado, a dor leva a uma deficiência muscular, a deficiência muscular faz com que a dor piore ainda mais. Por isso, a atividade física é indicada para qualquer pessoa e em qualquer idade, porém sempre com acompanhando de especialistas.

Por fim, é importar lembrar que apesar das medidas de flexibilização, a pandemia do novo coronavírus ainda não acabou. Assim, dê preferência a se exercitar sozinho e em locais e horários com pouca aglomeração e higienize as mãos regularmente.

Dr. João Hollanda

O Dr. João Hollanda é médico ortopedista especialista em joelho e lesões no esporte e médico da Seleção Brasileira de Futebol Feminino.

Comentários

Últimas notícias