COLUNA JC SAÚDE E BEM-ESTAR

Pernambuco retifica dados sobre covid-19 e exclui 65 mortes; agora são 130.199 casos, com 7.619 óbitos

Dados foram apresentados na tarde desta quinta-feira (3)

Cinthya Leite
Cadastrado por
Cinthya Leite
Publicado em 03/09/2020 às 17:50 | Atualizado em 03/09/2020 às 20:10
PEDRO MENEZES/DIVULGAÇÃO
Secretário André Longo apresentou, nesta quinta-feira (3), atualização dos casos de covid-19 em Pernambuco - FOTO: PEDRO MENEZES/DIVULGAÇÃO

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) registrou, nesta quinta-feira (3), 1.704 novos casos da covid-19. Entre os confirmados, apenas 40 (2%) são casos graves da doença e os outros 1.674 (98%) são pessoas com sintomas leves - ou seja, pacientes que não demandaram internamento hospitalar. Agora, Pernambuco totaliza 130.199 casos, sendo 104.779 deles leves. Também foram confirmados novos 28 óbitos, ocorridos desde o dia 25 de maio. "Estamos removendo do banco de dados 229 casos graves e 65 mortes por covid-19", disse o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, durante coletiva de imprensa, transmitida pela internet, no fim da tarde desta quinta-feira (3). 

Com os novos registros de mortes e a remoção das ocorrências de outros Estados e países, Pernambuco soma 7.619 mortes em decorrência da infecção pelo novo coronavírus. Segundo o secretário, os casos graves e os óbitos excluído do banco de dados eram pessoas que moravam em outros Estados e países, apesar de inicialmente atendidos e notificados por serviços localizados em território pernambucano. Entre eles, um turista canadense que foi a óbito, no Estado, no dia 26 de março. "Era um caso de Pernambuco, mas a revisão de dados era de que o óbito era contado nos locais de domicílio", explicou Longo.

O secretário ressaltou que essa situação demonstra que o Sistema Único de Saúde (SUS) em Pernambuco, devido ao avanço que teve em sua rede assistencial, em especial no interior do Estado, próximo às fronteiras, foi solidário com o atendimento a moradores de Estados vizinhos. "Com essa medida, estamos seguindo as orientações técnicas para que os casos sejam registrados por local de residência, evitando, assim, a duplicidade de registros", justificou. 

Com a qualificação nos dados, o número de pacientes recuperados também teve a totalidade alterada: dos 229 confirmados que foram excluídos do banco, 31 superaram a doença. Com isso, o boletim registra um total de 113.496 pacientes recuperados da doença. Destes, 14.962 eram pacientes graves, que necessitaram de internamento hospitalar, e 98.534 eram casos leves.

Além da remoção de casos de outros Estados e países, o balanço epidemiológico da covid-19 também retoma o detalhamento dos casos leves por municípios. "Voltaremos a divulgar o detalhamento dos casos por município. Agora, serão listados por gravidade, seja ou leve ou grave, por região de saúde e por município", informou Longo.

Confira os casos da covid-19 em Pernambuco por município:

 

 

 

Comentários

Últimas notícias