VACINA

Prefeitura do Recife prorroga Campanha de Vacinação contra Poliomielite após cidade não atingir meta

Esquema ainda é discutido. Assim, ainda não se sabe se o drive-thru, que acabaria nesta quinta, e o horário estendido em unidades de saúde, que acabaria nesta sexta, vão continuar

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 26/11/2020 às 12:56 | Atualizado em 26/11/2020 às 14:01
WELINGTON LIMA/JC IMAGEM
ERRADICAÇÃO País não detecta casos confirmados de poliomielite desde 1990; vacinação deveria atingir, no mínimo, 95% das crianças - FOTO: WELINGTON LIMA/JC IMAGEM

A Prefeitura do Recife prorrogou a Campanha Nacional de Vacinação Contra Poliomielite até o dia 18 de dezembro na cidade, com o objetivo de melhorar a cobertura vacinal, que, até o momento, está em 85%, dez pontos percentuais abaixo da meta da Secretaria de Saúde (Sesau) do município. Nesta quinta-feira (26), ocorre, em Boa Viagem, Zona Sul da capital pernambucana, a última parada do drive-thru de imunização contra a doença.

O objetivo é vacinar no mínimo 95% das mais de 80 mil crianças de 1 ano a menores de 5 anos na capital, mesmo que elas já tenham tomado a vacina contra poliomielite anteriormente. Desde o início da campanha, iniciada em 5 de outubro, foram aplicadas pouco mais de 69 mil doses do imunizante no município.

Apesar da prorrogação, a Sesau explicou que todo o esquema ainda é discutido. Assim, ainda não se sabe se o drive-thru, que acabaria nesta quinta, e o horário estendido em unidades de saúde, que acabaria nesta sexta, vão continuar.

Drive-thru em Boa Viagem

Nesta quinta, o posto da Secretaria de Saúde do Recife, em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran), funcionará das 8h às 16h, na Avenida Domingos Ferreira, em Boa Viagem, na praça em frente ao supermercado Extra. A ação é exclusiva para imunizar crianças de 1 a menores de 5 anos.

Horário estendido

Além do drive, a Secretaria de Saúde também mantém, até esta sexta-feira (27), o horário estendido, das 8h às 21h, em algumas unidades de saúde. Esta estratégia é voltada para duas Campanhas de vacinação que foram prorrogadas pela Secretaria Estadual de Saúde (SES): focadas em crianças de 1 ano a menores de 5 anos contra poliomielite; e crianças e adolescentes menores de 15 anos para atualização da caderneta de vacina.

Nesta quinta (26), será a vez do Centro de Saúde Gaspar Regueira Costa, no Barro, e da Upinha Rio da Prata, no Ibura, estenderem o horário. Na sexta (27), a vacinação noturna acontece nas Policlínicas Salomão Kelner, em Água Fria, e Clementino Fraga, no Vasco da Gama.

Vacinação regular

A Secretaria de Saúde lembra que as vacinas são ofertadas, de forma regular, em mais de 140 salas em postos da Prefeitura do Recife, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A lista das salas de vacinação e das unidades que funcionarão em horário estendido está disponível no site da Prefeitura do Recife.

Comentários

Últimas notícias