CORONAVÍRUS

Pernambuco registra redução de casos graves de covid na última semana epidemiológica de 2020

Redução dos casos de Srag foi de 20% em relação à semana epidemiológica anterior

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 30/12/2020 às 18:34 | Atualizado em 30/12/2020 às 18:34
HÉLIA SCHEPPA/DIVULGAÇÃO
Estamos vigilantes e acompanhando com muita atenção a evolução do número de casos", afirmou o secretário André Longo - FOTO: HÉLIA SCHEPPA/DIVULGAÇÃO

Após cinco semanas consecutivas de aumento do número de casos graves do novo coronavírus (covid-19) no Estado, Pernambuco teve redução de 20% nas ocorrências de quadros de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) na semana epidemiológica 52, em relação à 51. Quando analisados os números da semana 50, a diminuição foi de 8% nesses 15 dias. Os dados são do boletim desta quarta-feira (30) da Secretaria Estadual de Saúde (SES) e foram divulgados também na última coletiva de imprensa do governo.

>> Às vésperas do réveillon, Pernambuco registra maior quantidade de novos casos de covid-19 de 2020

>> Para coibir aglomeração no Ano Novo, Pernambuco prevê multa de até R$ 100 mil e verificação por redes sociais

A redução, no entanto, não tranquiliza as autoridades. “Apesar da queda, precisamos continuar avaliando o indicador, porque, no feriado, há acúmulo de notificações. Assim, é possível que este número sofra correção nos próximos dias", informou o secretário de saúde André Longo, destacando ainda que, na última Semana Epidemiológica, foram computados 801 pedidos por leitos de internação na Central de Regulação do Estado.

Segundo a SES, o número apresentado significa uma queda de 13% e 7% em comparação com as semanas 51 e 50, respectivamente. A diminuição foi puxada pelas solicitações por enfermaria, que tiveram uma queda de 29% em relação à semana 51 e de 19% na comparação com a 50. Em relação às UTIs, os pedidos permaneceram estáveis entre as semanas 52 e 51 e um aumento de 1,6% em relação à 50.

"Quando analisamos o número de pacientes internados em leitos de UTI na rede pública de saúde, ainda vemos uma situação que nos causa preocupação. Atualmente, são cerca de 760 pacientes internados. Há 15 dias, eram 750. Portanto, ainda vivemos um momento que requer atenção e o reforço na adoção de cuidados, porque nossas atitudes serão determinantes para os indicadores das próximas semanas", ratificou Longo.

 

 

Comentários

Últimas notícias