ajuda

Pernambuco recebe 10 pacientes com covid-19 que sofriam com escassez de oxigênio no Amazonas

Cinco deles foram encaminhados para o antigo Hospital Alfa e cinco para o Hospital das Clínicas

Imagem do autor
Cadastrado por

Elton Ponce

Publicado em 24/01/2021 às 8:13 | Atualizado em 11/07/2022 às 15:19
Notícia
X

Com a crise da covid-19 instalada no Amazonas de uma maneira sem precedentes, inclusive com falta de oxigênio, insumo básico para o tratamento de pacientes infectados pelo vírus, vários deles foram transferidos para outros estados para continuar o tratamento. Na noite deste sábado (23), Pernambuco recebeu 10 deles. 

Os pacientes chegaram ao Recife em avião da Força Aérea Brasileira (FAB), que aterrissou na Base Aérea do Recife, no bairro do Jordão, por volta das 22h. No local, equipes do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu-192) e do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco(HC) fizeram a triagem dos pacientes para posterior remoção para o HC e para o Hospital de Referência à Covid-19 – unidade Boa Viagem (antigo Alfa). Ao todo, 20 ambulâncias foram deslocadas para ajudar na operação, sendo 4 do Samu (2 básicas e 2 avançadas, equipadas como uma UTI), 1 avançada do HC e 15 da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), sendo 8 básicas e 7 equipadas como UTI.

A informação inicial era que os pacientes precisariam, apenas, de leitos de enfermaria e, com isso, seriam referenciados para o Hospital das Clínicas, que possui gestão federal. Contudo, após a triagem feita pelos médicos do HC e do Samu-192, ficou constatado que seis precisariam ser internados em leito de UTI. Assim, quatro foram para leitos de enfermaria e um de UTI no HC. Como a unidade federal não tinha condições estruturais para acolher os outros pacientes graves, cinco, duas mulheres e três homens, foram encaminhados para leitos de UTI no Hospital de Referência estadual (antigo Alfa), que é a maior unidade Covid da SES-PE e que dará todo o suporte necessário pra o reestabelecimento dos quadros de saúde dos cidadãos do Amazonas. Para a transferência, além do Samu-192 e das ambulâncias da SES-PE, foi feita escolta com motos do Samu, da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) e do Batalhão de Trânsito (BPTran), além de carros do BPTran.

Divulgação
Pacientes de Manaus são transferidos para hospitais do Recife - Divulgação

O secretário estadual de Saúde, André Longo, reforçou a importância da parceria entre os Estados para o enfrentamento à Covid-19 no Brasil. “Esta é uma ajuda humanitária. Os serviços do SUS devem atender a todos os brasileiros, independente de serem ou não moradores daquela cidade ou Estado, o que ratifica o preceito da universalidade do nosso sistema de saúde pública. Com a crise vivenciada pelo Estado do Amazonas, o governador Paulo Câmara, de imediato, se colocou à disposição para ajudar e, em parceria com a Prefeitura do Recife, encaminhamos 200 concentradores de oxigênio para a rede hospitalar amazonense no último dia 15. Agora, apoiamos toda a logística para chegada destes 10 pacientes para as unidades pernambucanas e ainda disponibilizamos leitos na rede própria. Acreditamos que é indispensável a solidariedade entre todos os entes da federação para que possamos salvar mais vidas e trazer esperança para todos neste momento de pandemia”, frisou Longo.

Já o coordenador geral do Samu Metropolitano do Recife, Leonardo Gomes, ressaltou a logística montada para receber os pacientes amazonenses. “Essa é a primeira operação, desse tamanho e desse porte, que o Samu do Recife realiza. A gente conseguiu colocar em prática toda a estrutura e o planejamento que fizemos para que esses 10 pacientes que vieram de Manaus pudessem ser transportados da melhor forma possível até o Hospital das Clínicas e o Hospital Alfa. O Samu, que trabalha há 11 meses na pandemia, deu mais uma amostra do que ele consegue fazer no atendimento a múltiplas vítimas, mesmo que estas estejam infectadas pelo coronavírus”, pontuou.

A operação foi uma força-tarefa que envolveu a SES-PE, Central de Regulação do Estado, Secretaria de Saúde do Recife (Sesau/PCR), Samu-192, Hospital das Clínicas, CTTU, Centro Integrado de Operações de Defesa Social (CIODS), Centro Integrado de Comando e Controle Regional de Pernambuco (CICCR),BPTran, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Ministério da Saúde, FAB e White Martins, que está fornecendo oxigênio para a ação.

Os pacientes e as equipes de saúde que os atenderam serão monitorados pelas equipes de Vigilância em Saúde do Recife e do Governo do Estado. Todos farão coleta de swab para posterior sequenciamento genético no Instituto Aggeu Magalhães/ Fiocruz-PE.

Tags

Autor