COLUNA JC SAÚDE E BEM-ESTAR

Covid-19: remessa de 84 mil doses da AstraZeneca recebida por Pernambuco deve vacinar 27% dos trabalhadores de saúde

Informe técnico do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, do Ministério da Saúde, definiu que os Estados devem progredir com o esquema vacinal dos trabalhadores de saúde

Imagem do autor
Cadastrado por

Cinthya Leite

Publicado em 25/01/2021 às 9:25 | Atualizado em 25/01/2021 às 9:28
Notícia
X

Se o Estado de Pernambuco continuar a seguir o plano nacional de vacinação contra a covid-19, a remessa de 84 mil doses da vacina da AstraZeneca e da Universidade de Oxford (desenvolvida em parceria com a Fiocruz e produzidas pelo Instituto Serum) deve ser destinada à imunização de 27% trabalhadores de saúde que fazem parte da primeira fase dos grupos prioritários. O 2º informe técnico do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, do Ministério da Saúde, de 23 de janeiro, definiu que os Estados devem progredir com o esquema vacinal dos trabalhadores de saúde. 

Ainda assim, existe a possibilidade de o Estado optar por estratégia própria para uso dessas doses da AstraZeneca. Isso será definido, nesta segunda-feira (25), durante pactuação com o Comitê Técnico Estadual e com a representação dos municípios a estratégia para utilização destas novas doses, segundo explica o secretário Estadual de Saúde, André Longo. A reunião também acontece com a Comissão Intergestores Bipartite (CIB).

"Esta nova remessa de vacinas nos dá a possibilidade de ampliar e acelerar o processo de imunização em Pernambuco", diz André Longo. O secretário ressaltou que a vacinação segue normalmente no Estado. “Os municípios e as unidades estaduais continuam o processo de vacinação normalmente, já que ainda possuem doses da vacina CoronaVac."

As 270 mil doses da CoronaVac, desenvolvidas em parceria com o Instituto Butantan, chegaram ao Estado na última segunda-feira (18) e foram disponibilizadas em 18 horas a todos os 184 municípios pernambucanos, além do Arquipélago de Fernando de Noronha. As gestões municipais receberam de forma equânime quantitativo suficiente para as duas doses da vacina, que, no caso da CoronaVac, devem ser administradas em um período de 14 a 28 dias entre a primeira e a segunda. Com parte das 270 mil doses da CoronaVac, já foi iniciado o processo de vacinação de 34% dos trabalhadores de saúde pernambucanos (mais de 99 mil). Se a remessa de 84 mil doses da vacina da AstraZeneca for direcionada ao mesmo público, como define o Ministério da Saúde, Pernambuco terá um total de aproximadamente 183 mil trabalhadores de saúde beneficiados, somando com as doses da primeira remessa da CoronaVac. Ao todo, essa população-alvo para a imunização contra a covid-19 é formada por 294.095 pessoas no Estado.  

O Ministério da Saúde estabeleceu que a prioridade dessa remessa da CoronaVac deveria ser os idosos acima de 60 anos e pessoas com deficiência assistidos em instituições de longa permanência, indígenas aldeados e trabalhadores da saúde envolvidos no atendimento aos pacientes infectados pelo novo coronavírus.

Tags

Autor