Imunização

Gestantes e puérperas podem agendar vacinação contra a covid-19 a partir desta terça no Recife

Para vacinar o novo grupo, serão destinados espaços específicos

Ana Maria Miranda
Ana Maria Miranda
Publicado em 04/05/2021 às 7:49
Notícia
BRENDA ALCÂNTARA/JC IMAGEM
Gestantes e puérperas (mulheres que tiveram bebê há, no máximo, 42 dias), serão vacinadas contra a covid-19 no Recife a partir desta quarta-feira (5) - FOTO: BRENDA ALCÂNTARA/JC IMAGEM
Leitura:

As gestantes e puérperas (mulheres que tiveram bebê há no máximo 42 dias) que moram no Recife começarão a ser vacinadas contra a covid-19 nesta quarta-feira (5). De acordo com a prefeitura da capital pernambucana, o agendamento será aberto às 18h desta terça-feira (4), pelo Conecta Recife.

Para vacinar o novo grupo, serão destinados espaços específicos no Parque da Macaxeira, nos Juizados Especiais do Recife, na Imbiribeira, na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Dois Irmãos, e na UPA-E do Ibura.

Covid-19: Recife inicia reagendamento da aplicação da segunda dose da vacina CoronaVac

Segundo a Prefeitura do Recife, este grupo prioritário será imunizado preferencialmente com a vacina da Pfizer, já que o imunizante passou por testes específicos para gestantes. Na tarde de segunda-feira (3), Pernambuco recebeu o primeiro lote de vacinas contra o novo coronavírus produzidas pela Pfizer BioNTech. Ao todo, foram 17.550 doses, destinadas às cidades de Olinda, Jaboatão dos Guararapes e Recife, conforme acertado entre o Ministério da Saúde, o Governo do Estado e os municípios.

O cadastro e o agendamento devem ser realizados no site ou aplicativo do Conecta Recife. Para comprovar a condição, as gestantes precisam anexar um laudo médico ou cópia do cartão da gestante; também é possível anexar exame laboratorial ou de imagem, todos assinados e carimbados por profissional competente. Já as puérperas precisam enviar declaração/certidão de nascimento da criança ou resumo de alta da maternidade. Em ambos os casos, é preciso ainda anexar um comprovante de residência do Recife.

Além do envio, é preciso levar a documentação original e cópias no dia da aplicação da vacina.

De acordo com nota técnica do Programa Estadual de Imunização, seguindo recomendações do Ministério da Saúde e pactuação da Secretaria Estadual de Saúde junto aos municípios na Comissão Intergestores Bipartite (CIB), as gestantes e puérperas integram o mesmo grupo das pessoas com comorbidades.

A SES-PE recomenda que inicialmente sejam imunizadas as gestantes e puérperas com comorbidades, e numa segunda fase da campanha, a vacinação seja aberta para todas as grávidas e mulheres que tiveram bebê recentemente. Entretanto, o Recife decidiu abrir a vacinação para todo o grupo ao mesmo tempo.

Por recomendação do Ministério da Saúde, as gestantes e puérperas só devem tomar a vacina contra covid-19 14 dias após tomarem a vacina de Influenza (gripe) e/ou outra do calendário de vacinação. Caso a puérpera ainda seja lactante, deverá ser orientada a não interromper o aleitamento materno.

Pontos de vacinação

O Recife conta com 19 pontos de vacinação, entre salas e drive-thrus, que funcionam das 7h30 às 18h30, de domingo a domingo. As salas de vacinação ficam na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Dois Irmãos; Parque de Exposição de Animais, no Cordeiro; na Unidade de Cuidados Integrais (UCIS) Guilherme Abath, no Hipódromo; Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro; Ginásio Geraldão, na Imbiribeira; Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), na Tamarineira; Parque da Macaxeira, na Macaxeira; e agora a UPA-E do Ibura.

Já os drive-thrus, que permitem atendimento sem sair do veículo, estão localizados no Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), na Tamarineira; Parque de Exposição de Animais, no Cordeiro; Fórum Ministro Artur Marinho - Justiça Federal de Pernambuco (Avenida Recife), no Jiquiá; Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Dois Irmãos; Juizados Especiais do Recife, na Imbiribeira; Parque da Macaxeira, na Macaxeira; Geraldão, na Imbiribeira; Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na Cidade Universitária; Tribunal Regional Federal da 5ª Região, no Bairro do Recife; BIG Bompreço de Boa Viagem e BIG Bompreço de Casa Forte.

Comentários

Últimas notícias