COLUNA JC SAÚDE E BEM-ESTAR

Morre Fábio Hazin, pesquisador que ajudou a entender ataques de tubarão em Pernambuco

Fábio Hazin era engenheiro de pesca e professor da UFRPE

Imagem do autor
Cadastrado por

Cinthya Leite

Publicado em 07/06/2021 às 11:11 | Atualizado em 07/06/2021 às 16:33
Notícia
X

Nesta segunda-feira (7), o engenheiro de pesca Fábio Hazin, professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), teve confirmada morte cerebral, segundo informou a assessoria de comunicação da UFRPE. Ele estava internado num hospital particular do Recife. Com o agravamento da covid-19, ele precisou ser intubado e passou por sessões de hemodiálise, mas não resistiu às complicações da infecção pelo novo coronavírus. "Fábio Hazin foi internado com dificuldades decorrentes da covid-19, segundo familiares, na última terça-feira (1º/6), no Hospital Português, e não resistiu, tendo morte cerebral confirmada na manhã desta segunda (7/6)", diz a assessoria da UFRPE. 

"A Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) comunica, com grande pesar, a morte cerebral, confirmada na manhã desta segunda-feira (7/6), do professor Fábio Hissa Vieira Hazin, do Departamento de Pesca e Aquicultura. A administração superior decretou luto oficial de três dias e expressa solidariedade a familiares e amigos", diz, em nota, a universidade. O reitor da UFRPE, Marcelo Carneiro Leão, lamentou a relevante perda, que atinge a comunidade internacional de pesquisa sobre a megafauna marinha, da qual o pesquisador era referência. "O professor Fábio deixou grande contribuição para a ciência e a pesquisa. Sentimos muito por essa perda e por tantas que temos enfrentado na comunidade universitária e no Brasil de maneira geral", declarou.

O professor Fábio Hazin, engenheiro de pesca, foi uma importante liderança científica no combate aos ataques de tubarão. Tinha mestrado e doutorado pela Universidade de Tóquio, além de pós-doutorado em Avaliação de Estoques de Recursos Pesqueiros Pelágicos Migratórios, no Southeast Fisheries Sience Center, em Miami (EUA). Também tinha especialização em direito internacional do mar pela Rhodes Academy. 

Relembre: Fábio Hazin diz que não tentou derrubar coronel dos Bombeiros, na polêmica dos tubarões

Especial: Tubarão, Pernambuco em alerta

REPRODUÇÃO
Fábio Hazin - REPRODUÇÃO

Era professor Titular da UFRPE, no curso de engenharia de pesca e no Programa de Pós-graduação em Recursos Pesqueiros e Aquicultura. Na UFPE, era docente do Programa de Pós-graduação em Oceanografia. Além disso, estava como coordenador-geral científico do Programa Arquipélago de São Pedro e São Paulo. No período de 1995 a 2005, exerceu a função de coordenador do Revizee - sigla do Programa para a Avaliação dos Recursos Vivos na Zona Econômica Exclusiva Brasileira/Região Nordeste.

Entre 2004 e 2012, ele exerceu a função de presidente do Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit) e de diretor do Departamento de Pesca e Aquicultura da UFRPE. Entre 2007 e 2011, presidiu a Comissão Internacional para a Conservação do Atum Atlântico (ICCAT) e a Associação Brasileira de Engenharia de Pesca. Em 2015, exerceu o cargo de Secretário Nacional de Pesca do Ministério da Pesca e Aquicultura e, interinamente, de ministro de Estado da Pesca e da Aquicultura. 

Em nota, o presidente da Academia Pernambucana de Ciências (APC), José Antônio Aleixo da Silva, lamentou o falecimento engenheiro. "A Ciência pernambucana está de luto com mais uma perda irreparável", diz o início da nota. "Com o seu falecimento tão prematuro, o Prof. Fábio Hazin deixa uma grande lacuna na ciência pernambucana, brasileira e mundial, sobretudo para a Engenharia de
Pesca e Oceanografia, e para todos os profissionais que atuam na área da Biologia Marinha. A Academia Pernambucana de Ciência externa os sentimentos aos familiares, bem como a toda comunidade acadêmica que teve convívio com este grande profissional", afirmou.

Leia a íntegra

"A Ciência pernambucana está de luto com mais uma perda irreparável, o Professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Fábio Hissa Vieira Hazin. Ele era graduado em Engenharia de Pesca pela UFRPE, possuía mestrado e doutorado em Marine Science and Technology/Fisheries Oceanography na Tokyo University of Marine Science and Technology; e pós-doutorado em Avaliação de Estoques de Recursos Pesqueiros Pelágicos Migratórios no Southeast Fisheries Sience Center/NMFS/NOAA, Miami-EUA. Também obteve várias especializações em Direito Internacional do Mar: Rhodes Academy (Center for Oceans Law and Policy/ University of Virginia School of Law); the Aegean Institute of the Law of the Sea and Maritime Law; the Law of the Sea Institute of Iceland; the Max Planck Institute e no Netherlands Institute for the Law of the Sea.

Atuava estudando aspectos da biologia e de gestão pesqueira de grandes peixes pelágicos, como atuns, agulhões e tubarões. Lecionava como Professor Associado da UFRPE, no Curso de Engenharia de Pesca e no Programa de Pós-graduação em Recursos Pesqueiros e Aquicultura e no Programa de Pós-graduação em Oceanografia.

Ao longo de sua carreira profissional, formou diversos profissionais aos níveis de graduação, mestrado e doutorado. Publicou diversos artigos em revistas de impacto nacional e internacional. Exerceu vários cargos no Brasil e no exterior. Foi Diretor do Departamento de Pesca e Aquicultura da UFRPE; Presidente do Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões-CEMIT; Presidente da Comissão Internacional para a Conservação do Atum Atlântico (ICCAT); Presidente da Associação Brasileira de Engenharia de Pesca; Presidente do Comitê de Pesca para o Atlântico Leste e Central (CECAF), da Comissão de Pesca do Oceano Índico Sudoeste (SWIOFC), da Organização de Pesca do Atlântico Noroeste (NAFO) e da Comissão de Pesca do Oceano Pacífico Oeste e Central (WCPFC); Secretário Nacional de Pesca do Ministério da Pesca
e Aquicultura; Presidente do Comitê de Pesca da FAO (COFI), entre outros.

Com o seu falecimento tão prematuro, o Prof. Fábio Hazin deixa uma grande lacuna na ciência pernambucana, brasileira e mundial, sobretudo para a Engenharia de Pesca e Oceanografia, e para todos os profissionais que atuam na área da Biologia Marinha. A Academia Pernambucana de Ciência externa os sentimentos aos familiares, bem como a toda comunidade acadêmica que teve convívio com este grande profissional". 

Tags

Autor