Imunização

No Recife, quem "escolher vacina" contra covid-19 terá agendamento travado; entenda

Medida será adotada para evitar prática de pessoas que ficaram conhecidas como "sommeliers de vacina"

Imagem do autor
Cadastrado por

Ana Maria Miranda

Publicado em 05/07/2021 às 8:41 | Atualizado em 05/07/2021 às 11:22
Notícia
X

O prefeito do Recife, João Campos, informou nesta segunda-feira (5), em entrevista à Rádio Jornal, que a prefeitura está desenvolvendo uma nova funcionalidade dentro do Conecta Recife, plataforma utilizada para, entre outras funções, realizar o agendamento da vacinação contra a covid-19. De acordo com o gestor municipal, quem marcar a imunização mas desistir ao ver a marca da vacina no local selecionado terá o agendamento travado no sistema temporariamente.

Segundo João Campos, no próprio ponto de vacinação, o técnico responsável irá registrar no sistema a "escolha" da vacina por parte da pessoa, o que fará com o sistema bloqueie o agendamento para ela por 60 dias. "A estratégia de vacinação é uma estratégia coletiva", justificou o prefeito.

"Vacina boa é a vacina no braço. A gente sabe que todas as vacinas aplicadas no Brasil foram aprovadas por agências reguladoras e sanitárias no Brasil e mundo afora, todas elas representam a proteção, sobretudo para casos graves e óbitos, então a gente tem que garantir que todas elas sejam utilizadas", disse Campos. A estratégia, segundo a prefeitura, será implementada ainda esta semana.

O prefeito ressaltou que as únicas pessoas que têm garantido um imunizante específico são as gestantes, puérperas e o público com comorbidades, de acordo com recomendações técnicas (vacina Pfizer). João Campos esclareceu, ainda, que as pessoas que precisam faltar a vacinação por motivos diversos poderão reagendar a imunização normalmente, sem a suspensão por parte do sistema.

"Sommelier de vacina"

A "escolha" da marca da vacina para imunização tornou-se, infelizmente, uma prática comum no Brasil, desde o início da campanha contra a covid-19, mesmo após o País registrar mais de meio milhão de mortes pela doença. Atualmente, são aplicados quatro imunizantes no Brasil: Coronavac, AstraZeneca, Pfizer e Janssen.

Por causa disto, as pessoas que querem escolher qual vacina tomar estão sendo chamadas, pejorativamente, de "sommelier de vacina". Sommelier é o nome dado ao profissional responsável pela carta de bebidas em bares ou restaurantes, como vinhos, por exemplo.

Para combater a prática, vários municípios e estados brasileiros têm adotado medidas como a do Recife. Em São Bernardo do Campo (SP), por exemplo, a prefeitura determinou que quem se recusar a receber a vacina disponível no posto irá para o final da fila de imunização.

Tags

Autor