imunização

Pernambuco recebe mais de 184 mil doses de vacina contra covid-19, e expectativa é baixar a idade da vacinação

Todas as 184.250 vacinas da Astrazeneca/Oxford/Fiocruz serão destinadas para aplicação da primeira dose

Elton Ponce
Elton Ponce
Publicado em 16/07/2021 às 6:31
Notícia
MIVA FILHO/SES-PE
DISTRIBUIÇÃO Mais de 184 mil doses da AstraZeneca chegaram ontem ao Aeroporto Internacional do Recife e já seguiram para as 12 Geres - FOTO: MIVA FILHO/SES-PE
Leitura:

Pernambuco recebeu, na madrugada desta sexta-feira (16), mais 184.250 vacinas da Astrazeneca/Oxford/Fiocruz. O imunizante chegou ao Aeroporto Internacional dos Guararapes, no Recife, e foi levado ao Programa Estadual de Imunização (PNI-PE) para checagem de temperatura e separação dos quantitativos por cidade. Ainda pela manhã as doses serão entregues às 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres), onde ficam à disposição dos gestores municipais de todo o Estado.

“Vamos destinar toda essa nova remessa para aplicação da primeira dose em quem ainda não tomou. Assim, estaremos ampliando o número de pernambucanas e pernambucanos que iniciam o esquema vacinal. Sempre lembrando que a segunda dose é absolutamente necessária para que a imunização esteja completa”, afirmou o governador Paulo Câmara.

Com isso, aumenta a expectativa para que os municípios reduzam a faixa etária da população geral vacinada. No Recife, por exemplo, a vacinação compreende pessoas de 37 anos ou mais desde o dia 5 de julho.

Pernambuco totaliza mais de três milhões de vacinas apenas da Astrazeneca recebidas por Pernambuco. Os quantitativos dessa remessa serão são destinados à imunização por faixa etária, além de servir para a aplicação de 100% das primeiras doses de trabalhadores bancários e dos Correios, novo grupo incluído pelo Ministério da Saúde, responsável pela aquisição e distribuição do imunizante aos Estados.

“Os municípios devem ficar atentos e utilizar esse lote apenas com a finalidade de aplicação da primeira dose”, reforçou a superintendente de Imunizações da SES-PE, Ana Catarina de Melo, lembrando ainda que a segunda dose, que pode ser aplicada entre 60 e 90 dias após a primeira, só deve ser feita com as vacinas que forem encaminhadas com essa finalidade. Ao todo, o estado já recebeu 6.060.650 doses de imunizantes. Foram 3.051.670 da Astrazeneca/Oxford/Fiocruz, 2.184.160 unidades da Coronavac/Butantan, 656.370 doses da Pfizer/BioNTech e 168.450 da Janssen. Pouco mais de 5 milhões de doses foram aplicadas em Pernambuco.

Comentários

Últimas notícias