COLUNA JC SAÚDE E BEM-ESTAR

Covid-19: taxa de ocupação de UTI cai para 53%, e Pernambuco tem menor número de internados em seis meses

Secretaria Estadual de Saúde registrou menos de 800 pacientes em leitos de UTI na rede pública, o menor índice desde janeiro

Imagem do autor
Cadastrado por

Cinthya Leite

Publicado em 22/07/2021 às 17:59 | Atualizado em 22/07/2021 às 18:18
Notícia
X

Pela primeira vez desde o início de janeiro, Pernambuco registrou menos de 800 pacientes internados em leitos de terapia intensiva (UTI) com sintomas de covid-19 na rede pública. Segundo o secretário Estadual de Saúde, André Longo, é contínuo o cenário de desaceleração dos indicadores da pandemia em todas as regiões de Pernambuco. Na semana epidemiológica de número 28, encerrada no último sábado (17), os casos graves sugestivos de covid-19 voltaram ao patamar do fim do ano passado.

“Foram 705 notificações, o que representa queda de 23% em relação à semana de número 27 (que teve 920 notificações) e de 28% em 15 dias (979 notificações). Já nas solicitações por leitos de UTI, tivemos uma queda de 8,6% entre as semanas 28 e 27. Com isso, as taxas de ocupação, mesmo com a redução progressiva de leitos, permanecem em patamares baixos, próximos a de 50%”, informou Longo.

Para o secretário, o cenário positivo é fruto de uma combinação de fatores, como a compreensão da maioria da população sobre os cuidados que não podem ser deixados de lado. "Mas reforço que os próximos passos ainda dependem das nossas atitudes”, argumentou.

O secretário destacou que Pernambuco tem registrado uma das melhores respostas no enfrentamento da covid-19 no Brasil em 2021, com a segunda menor taxa de mortalidade por 100 mil habitantes do País. “Neste momento em que a variante Delta, que já tem transmissão comunitária em alguns Estados, traz uma preocupação adicional em todo o mundo, precisamos acelerar a vacinação e fazer com que as pessoas completem todo o esquema vacinal. É primordial ainda manter e reforçar os cuidados, mesmo quem já está com a imunização completa”, frisou.

Filipinos

A Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES) informou ainda que um dos tripulantes filipinos do navio cargueiro Shoveler, de bandeira do Chipre – um homem de 48 anos – recebeu alta hospitalar na última quarta-feira (21). O outro tripulante segue internado na enfermaria de uma unidade de saúde privada do Recife, com quadro estável. Já os 41 profissionais que tiveram contato com a tripulação estão sendo monitorados pela SES, com 38 negativos para a doença, um positivo e dois em análise.

Tags

Autor