PANDEMIA

Covid-19: o que podemos esperar do feriadão de 7 de setembro em Pernambuco?

Em 2020, fotos de aglomerações nas praias no Estado chocaram a população. Neste ano, espera-se que 120 mil veículos trafeguem até o Litoral Sul

Imagem do autor
Cadastrado por

Katarina Moraes

Publicado em 06/09/2021 às 10:01 | Atualizado em 07/09/2021 às 8:56
Notícia
X

No momento que o Brasil acreditava que a pandemia estava perdendo a força, o feriado de 7 de setembro em 2020 atraiu centenas de milhares de pessoas às praias de Pernambuco. Imagens das orlas lotadas chocaram o Estado: tanto pela aglomeração, quanto pela falta de cuidado sanitários da população. À época, a vacinação contra a covid-19 não havia começado, e o medo tomou conta de autoridades sanitárias. Nesta terça-feira (7), um ano depois, espera-se também grande movimentação no litoral: o que muda é o avanço da imunização, que já repercute em melhoras nos dados epidemiológicos. Mas é preciso a consciência da população para curtir o feriado e aproveitar as flexibilizações das atividades econômicas sem esquecer dos cuidados necessários para evitar o contágio da covid-19. Afinal, a pandemia ainda não acabou.

No último ano, em 6 de setembro, havia 1.943 leitos públicos em Pernambuco para pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), desenvolvida também pelo novo coronavírus. A ocupação era de 73%. Ao todo, 132.420 casos tinham sido confirmados, e 7.721 mortes. A média móvel de mortes, entendida como índice ideal para medir o avanço da pandemia em um local, apontava em 18, e a de casos em 983.O índice contabiliza a média dos últimos sete dias (contando com hoje) e compara com 14 dias atrás.

Nesse domingo (5), a média móvel de casos é bem inferior à de um ano atrás: 518; enquanto a de óbitos está em 14. São 1911 leitos públicos disponíveis para SRAG, com ocupação de 42%. Além disso, o último boletim somou 610.297 casos confirmados e 19.462 óbitos. Há, ademais, um fator essencial para a melhora do quadro: a campanha de vacinação. Até agora, 68,63% da população elegível no Estado tomou ao menos uma dose da proteção contra a doença, enquanto 31,75% está com cobertura completa (duas doses ou dose única do imunizante).

Por esse fator, o epidemiologista Rafael Moreira, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), espera um “aumento nos números de casos, porém em um ritmo menos intenso do que em outros feriados anteriores”. “Isso demonstra a importância das duas doses na contenção da pandemia, ao mesmo tempo que invalida os tratamentos precoces cientificamente ineficazes, que fracassaram na redução dos óbitos”, defendeu.

Neste ano há, contudo, uma nova preocupação: o surgimento de variantes e a propagação de cepas já existentes, como a delta, considerada mais transmissível que as demais e já encontrada oficialmente em 14 pernambucanos. Por isso, o Estado e autoridades sanitárias seguem reforçando a importância de tomar medidas preventivas à doença, como o uso de máscara e manutenção do distanciamento social. “Reforçamos que a vacina não blinda nosso corpo contra o vírus, mas protege das formas graves da doença, necessitando manter as medidas de prevenção coletivas e individuais”, disse Rafael.

A Concessionária Rota do Atlântico estimou que cerca de 120 mil veículos trafegariam pelas rodovias que dão acesso ao Litoral Sul no feriadão.

Plano de convivência

Flexibilizações nas atividades sociais e econômicas também vêm sendo feitas constantemente. Desde a última quarta-feira (1º), estará liberada a realização de eventos-teste com 1,2 mil pessoas ou 50% da capacidade total do local do evento. A nova fase também permitiu a volta dos torcedores aos eventos, com exceção do futebol profissional. Saiba mais:

Eventos culturais e shows - Liberada a solicitação para eventos-teste de até 1.200 pessoas ou 50% da capacidade do local, o que for menor, em setembro/2021. Público sentado e com obrigatoriedade de uso de máscara, quando não estiver consumindo comida ou bebida. Necessário controle seguro de esquema vacinal, sendo 80% da venda dos ingressos para pessoas com 2ª dose da vacina, contados a partir do 15° dia após a aplicação para o acesso, ou 1 dose, no caso de vacina de dose única; e 20% para pessoas com 1ª dose e teste de antígeno realizado 24 horas antes do evento. O público deve realizar o teste RT-PCR, entre 48 horas e 72 horas após o evento, por amostragem, de responsabilidade da produção/organização. Os eventos-teste poderão ter duração de, no máximo, 7 horas com horário até 0h da madrugada.

Eventos esportivos – Fica permitida a presença de torcida, até 300 pessoas ou 50% da capacidade do local, o que for menor, em competições esportivas, com exceção do futebol profissional.

Eventos corporativos - A capacidade subirá para 500 pessoas ou 80% do local, o que for menor. Será permitida a música ao vivo, mas sem espaço para dança. A partir de 300 pessoas, será necessário o controle seguro de esquema vacinal, sendo 80% de venda dos ingressos para pessoas com 2ª dose da vacina, contados a partir do 15° dia após a aplicação para o acesso, ou 1 dose, no caso de vacina de dose única; e 20% para pessoas com 1ª dose e teste de antígeno realizado 24 horas antes do evento.
Ex: Assembleias, capacitações, cursos, conferências, congressos, convenções, encontros, entrevistas, fóruns, painéis, palestras, reuniões, simpósios, seminários, solenidades, treinamentos, webinar e workshops.

Eventos sociais/Buffet - Vão poder funcionar em todo o Estado, das 8h à 0h da madrugada, durante a semana e nos finais de semana e feriados. A capacidade avança para 300 pessoas ou 80% do local, o que for menor. A partir de 100 pessoas, será necessário o controle seguro de esquema vacinal, sendo 80% de venda dos ingressos para pessoas com 2ª dose da vacina, contados a partir do 15° dia após a aplicação para o acesso, ou 1 dose, no caso de vacina de dose única; e 20% para pessoas com 1ª dose e teste de antígeno realizado 24 horas antes do evento. Deve haver monitoramento de convidados após o evento. Permanece permitida a apresentação musical com até cinco integrantes, com quaisquer instrumentos musicais, incluindo o cantor ou DJ, mas sem dança e sem a permanências das pessoas em pé.
Ex: Aniversários, batizados, bodas, casamentos, festas infantis, formaturas e noivados.

Colação de grau, aula da saudade e culto ecumênico - A capacidade sobe para 500 pessoas ou 80% do local, o que for menor. A partir de 300 pessoas, será necessário o controle seguro de esquema vacinal, sendo 80% de venda dos ingressos para pessoas com 2ª dose da vacina, contados a partir do 15° dia após a aplicação para o acesso, ou 1 dose, no caso de vacina de dose única; e 20% para pessoas com 1ª dose e teste de antígeno realizado 24 horas antes do evento. Permanece permitida a apresentação musical com até cinco integrantes, com quaisquer instrumentos musicais, incluindo o cantor ou DJ, mas sem dança e sem a permanências das pessoas em pé. Alimentos e bebidas também são permitidos. Continuam funcionando em todo o Estado, das 8h à meia-noite, durante a semana e nos finais de semana e feriados.

O que continua:

Serviços de alimentação (bares, restaurantes e lanchonetes) – Permanecem com 70% da capacidade do local. Funcionam, das 5h à meia-noite, em todo o Estado, durante a semana e nos finais de semana e feriados. É permitida a apresentação musical com até cinco integrantes, com quaisquer instrumentos musicais, incluindo o cantor ou DJ, mas sem dança e sem a permanências das pessoas em pé. Além disso, podem mesas com até dez pessoas.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco disse que, nos bares e restaurantes do Estado, permanece o distanciamento de 1 metro e meio entre as mesas. Já as atividades que tiveram o distanciamento diminuído para 1 metro, desde 09 de agosto deste ano, foram as seguintes: salão de beleza, clínicas, colação de grau/aula saudade/culto ecumênico, eventos corporativos, escolas, construção civil, academias, escritórios comerciais, centros comerciais, feiras de negócios, igrejas, parques temáticos, cinemas, teatros e circos.

Academias e similares – Permanecem funcionando em todo o Estado, das 5h à meia-noite, durante a semana, nos finais de semana e feriados. Com a manutenção da capacidade de 50% nos aparelhos de cardio.

Feiras de negócios - Permanecem funcionando em todo o Estado, das 9h à meia-noite, durante a semana e nos finais de semana e feriados. Continuam permitidos um cliente/visitante a cada 5 metros quadrados nas áreas internas das lojas, e um visitante a cada 10 metros quadrados nas áreas de circulação.

Shopping centers e galerias comerciais - Permanecem funcionando em todo o Estado, das 9h à meia-noite, durante a semana e nos finais de semana e feriados. Continuam permitidos um cliente a cada 5 metros quadrados nas áreas internas das lojas, e um visitante a cada 10 metros quadrados nas áreas de circulação.

Cinema, teatro e circo – Permanecem funcionando em todo o Estado, das 9h à meia-noite, durante a semana e nos finais de semana e feriados. A capacidade permanece de 300 pessoas ou 70% do local, o que for menor.

Museus e demais equipamentos culturais – Permanecem funcionando em todo o Estado, das 9h à meia-noite, durante a semana e nos finais de semana e feriados. Continuam permitidos um visitante a cada 20 metros quadrados nas áreas expositiva internas, e um visitante a cada 10 metros quadrados nas áreas expositivas externas.

Clubes sociais – Continuam funcionando em todo o Estado, das 5h à meia-noite, durante a semana e nos finais de semana e feriados. Permanece liberada a apresentação musical com até cinco integrantes, com quaisquer instrumentos musicais, incluindo o cantor ou DJ, mas sem dança. Também continua proibido o funcionamento das saunas.

Igrejas e templos religiosos – Permanece a capacidade de 300 pessoas ou 70% do local, o que for menor.

Escritórios comerciais – Permanecem com 70% de ocupação.

 

Tags

Autor