pandemia

Pernambuco confirma 264 novos casos da covid-19; municípios têm dificuldade para registrar casos leves

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, o sistema do Ministério da Saúde, em que são notificados os casos leves (e-SUS), tem apresentado instabilidade nos últimos dias

Imagem do autor
Cadastrado por

Bruna Oliveira

Publicado em 09/09/2021 às 12:50 | Atualizado em 10/09/2021 às 13:52
Notícia
X

Em boletim divulgado nesta quinta-feira (9), a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) confirmou mais 264 casos do novo coronavírus em Pernambuco. Desses, 34 (13%) são de pessoas que desenvolveram Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 230 (87%) são leves. De acordo com o órgão, o sistema do Ministério da Saúde, em que são notificados os casos leves (e-SUS), tem apresentado instabilidade nos últimos dias.

>> Variante mu da covid é potencialmente preocupante, segundo agência europeia

>> No Recife, cai em quase 90% o número de profissionais de saúde com sintomas de covid-19

Por conta do problema, os municípios têm relatado dificuldade de registrar os casos. Com isso, há uma redução nos números de casos leves, que poderá gerar um aumento nas notificações nos próximos dias, devido ao acúmulo.

Ao todo, Pernambuco tem 611.739 casos de testagens positivas para a doença, desde o início da pandemia, em março de 2020. Desses casos, 53.569 foram diagnosticados como graves e 558.170 como leves.

Também foram confirmados 12 óbitos nas últimas 24 horas, que ocorreram entre os dias 5 de fevereiro deste ano e essa terça-feira (7). Com os novos dados, o Estado totaliza 19.497 mortes por complicações da covid-19. Os detalhes epidemiológicos dos pacientes serão repassados ao longo do dia pela SES-PE.

Média móvel

Os novos casos fizeram com que Pernambuco atingisse uma média móvel, que leva em consideração os dados dos últimos sete dias, de 369 casos nesta quinta-feira. O número representa uma tendência de estabilidade de -12% com relação à média móvel do número de casos de 14 dias atrás.

A média móvel é entendida como índice ideal para medir o avanço da pandemia em um local. Ela contabiliza a média dos últimos sete dias (contando com hoje) e compara com 14 dias atrás. Variações acima de 15%, seja para mais ou menos, indicam tendência de alta ou queda, respectivamente. Já abaixo disso, indica estabilidade.

Com relação às mortes, o Estado atingiu a média móvel de 10 óbitos, apresentando uma estabilidade de -13%.

Tags

Autor