pandemia

Pernambuco tem mais 941 casos da covid-19; sistema que registra pacientes leves continua com instabilidade

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, os municípios têm relatado dificuldade de registrar casos leves

Imagem do autor
Cadastrado por

Bruna Oliveira

Publicado em 10/09/2021 às 14:01 | Atualizado em 13/09/2021 às 12:43
Notícia
X

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) confirmou, nesta sexta-feira (10), mais 941 casos do novo coronavírus em Pernambuco. Desses, 30 (3%) são de pessoas que desenvolveram Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 911 (97%) são leves. De acordo com o órgão, o sistema do Ministério da Saúde em que são notificados os casos leves (e-SUS) continua apresentado instabilidade.

>> Recife anuncia redução do intervalo da 2ª dose da Pfizer. Veja detalhes

>> Cientistas investigam como a infecção pelo SARS-CoV-2 pode levar a problemas renais

Por conta do problema, os municípios têm relatado dificuldade de registrar os casos. Com isso, os dados desta sexta ainda não refletem o acumulado dos últimos dias, segundo a SES-PE.

Ao todo, Pernambuco tem 612.680 casos de testagens positivas para a doença, desde o início da pandemia, em março de 2020. Desses casos, 53.599 foram diagnosticados como graves e 559.081 como leves.

Também foram confirmados 14 óbitos nas últimas 24 horas, que ocorreram entre os dias 15 de abril deste ano e essa quinta-feira (9). Com os novos dados, o Estado totaliza 19.511 mortes por complicações da covid-19. Os detalhes epidemiológicos dos pacientes serão repassados ao longo do dia pela SES-PE.

Média móvel

Os novos casos fizeram com que Pernambuco atingisse uma média móvel, que leva em consideração os dados dos últimos sete dias, de 426 casos nesta sexta-feira. O número representa uma tendência de estabilidade de 3% com relação à média móvel do número de casos de 14 dias atrás.

A média móvel é entendida como índice ideal para medir o avanço da pandemia em um local. Ela contabiliza a média dos últimos sete dias (contando com hoje) e compara com 14 dias atrás. Variações acima de 15%, seja para mais ou menos, indicam tendência de alta ou queda, respectivamente. Já abaixo disso, indica estabilidade.

Com relação às mortes, o Estado atingiu a média móvel de 9 óbitos, apresentando uma estabilidade de -8%.

 

Tags

Autor