Anvisa aprova indicação do medicamento baricitinibe para covid-19
O baricitinibe já possui registro no Brasil para ser administrado em casos de artrite reumatoide ativa moderada a grave e dermatite atópica moderada a grave
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta sexta-feira (17) a indicação do medicamento baricitinibe para o tratamento de pacientes internados com covid-19. O remédio já possui registro no Brasil para ser administrado em casos de artrite reumatoide ativa moderada a grave e dermatite atópica moderada a grave.
"A nova indicação é para o tratamento da covid-19 em pacientes adultos hospitalizados que necessitam de oxigênio por máscara ou cateter nasal, ou que necessitam de alto fluxo de oxigênio ou ventilação não invasiva", explicou a Anvisa.
O baricitinibe é um inibidor seletivo e reversível das enzimas janus quinases (JAKs), em especial JAK 1 e 2, responsáveis pela comunicação das células envolvidas na hematopoese (processo de formação e desenvolvimento das células do sangue), na inflamação e na função imunológica (função de defesa do corpo).
Para a inclusão da nova indicação, a empresa Eli Lilly do Brasil Ltda apresentou dados que sustentam a eficácia e segurança do medicamento, informou a Anvisa.
A Eli Lilly disse que mais de 360 pacientes brasileiros participaram de um dos estudos clínicos realizados com o medicamento.