COLUNA JC SAÚDE E BEM-ESTAR

Para secretário, presença de outros vírus, além da covid-19, explica aumento nos casos de síndrome respiratória aguda grave em Pernambuco; confira

Estado tem, pela terceira semana consecutiva, aumento nos casos de srag

Imagem do autor
Cadastrado por

Cinthya Leite

Publicado em 23/09/2021 às 19:20
Notícia
X

A análise semanal, feita em coletiva de imprensa do governo do Estado, mostra que, com relação à análise da semana epidemiológica de número 37, encerrada no sábado (18), há um aumento nos casos de síndrome respiratória aguda grave (srag), aqueles que apresentam sintomas sugestivos de covid-19. O dado havia sido antecipado, por este JC, no último domingo (19). Apesar da subida nos quadros de srag, Pernambuco continua com queda em todos os demais indicadores da pandemia, segundo informou o secretário Estadual de Saúde, André Longo. Para ele, o aumento nos casos de srag, pela terceira semana consecutiva em Pernambuco, indica a presença de outros vírus e outros agentes em circulação, além do novo coronavírus. No entanto, não se falou que agentes poderiam ser esses. 

"Como a positividade para covid-19 está baixa, esse aumento não tem tido rebatimento nos casos graves da covid-19, que não tiveram aumento nas últimas semanas. E, como sempre deixamos claro, a análise do cenário epidemiológico nunca é feita com base em um único número, mas sim em uma série de dados. E os demais indicadores permanecem em queda”, afirmou o secretário. 

Em relação à solicitação de vagas de terapia intensiva (UTI), a Central Estadual de Regulação Hospitalar registrou 270 pedidos na semana 37 (12/09 a 18/09), o que representa uma queda de 7% em relação às semanas 36 (05/09 a 11/09) e 35 (29/08 a 04/09). Com isso, o número de pacientes internados em leitos de terapia intensiva segue em queda no Estado. Na semana passada, o quantitativo estava entre 410 e 415 pacientes recebendo assistência especializada. Já hoje, são cerca de 400 pacientes internados em leitos de UTI na rede pública de saúde.

Tags

Autor