COLUNA JC SAÚDE E BEM-ESTAR

Covid-19: do total de recifenses com a 2ª dose em atraso, mais de 3 mil são trabalhadores da saúde

Eles são o segundo grupo que reúne maior número de pessoas, na cidade, com o esquema vacinal incompleto

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 24/09/2021 às 17:12
Notícia
PAULO DANIEL/JC IMAGEM
A Prefeitura do Recife já aplicou mais de 2 milhões de doses dos imunizantes contra covid-19 na população da cidade - FOTO: PAULO DANIEL/JC IMAGEM
Leitura:

No Recife, cerca de 30 mil pessoas que já deveriam ter concluído a vacinação contra covid-19 ainda não realizaram o agendamento. Do total de pessoas com a segunda dose em atraso, mais da metade (16 mil) é formada por adultos de 18 a 59 anos. O outro grupo é formado por recifenses que estão expostos a fatores que os colocam em maior vulnerabilidade para a infecção pelo coronavírus e o adoecimento: os trabalhadores de saúde. Mais de três mil deles estão com o esquema vacinal contra a covid-19 incompleto. O dado é da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), que faz um chamamento para o Dia D de vacinação contra a doença, com ampliação da imunização neste sábado (25). 

Depois dos trabalhadores de saúde, entre os atrasados para a segunda dose, vêm as pessoas entre 60 a 64 anos (2 mil) e aqueles que vivem com comorbidades (2 mil). São grupos que também fazem parte daqueles que têm o maior risco de apresentar formas graves e ir a óbito em decorrência da covid-19.  "Ainda há muita gente que não voltou para tomar a segunda dose. Por isso, chamamos atenção da população para que conclua o esquema vacinal com as duas doses, porque a imunização contra a covid só ocorre depois disso. E quem já tomou as vacinas, pedimos que estimule e auxilie outras pessoas a tomarem também”, diz a secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque.

Para reforçar a conclusão do esquema vacinal desses públicos, a Prefeitura do Recife ampliar a capacidade de vacinação neste sábado (25). Das cerca de 15 mil vagas ofertadas diariamente, 11 mil serão destinadas exclusivamente para aplicação da segunda dose, o que corresponde a mais de 70% da capacidade total em todos os 26 pontos de imunização da capital pernambucana. 

A prefeitura diz que tem feito um esforço em busca dos atrasados, com o emprego de comunicação feita por WhatsApp, e-mail e SMS. Além disso, informa que, desde o fim de agosto, tem feito ação de busca ativa em diversas comunidades da capital pernambucana para realizar a vacinação dessa população. Mais de 45 locais já foram visitados pelos profissionais da Sesau.

A prefeitura também tem realizado um trabalho semanal nos mercados públicos da cidade para reforçar o cadastro e agendamento dos recifenses que estão com dificuldade de se cadastrar no Conecta Recife e marcar a data para receber a vacina contra covid-19.

 

Comentários

Últimas notícias