COLUNA JC SAÚDE E BEM-ESTAR

OUTUBRO ROSA: o que causa CÂNCER DE MAMA? Veja os principais fatores de risco e sintomas

Diversos fatores estão relacionados ao desenvolvimento da doença entre as mulheres

Imagem do autor
Cadastrado por

Cinthya Leite

Publicado em 01/10/2021 às 0:02 | Atualizado em 04/10/2022 às 10:15
Notícia
X

O câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres: cerca de 2,3 milhões de casos novos foram estimados para o ano de 2020 mundialmente, o que representa cerca de 25% de todos os tipos de neoplasias diagnosticadas nas mulheres. As taxas de incidência variam entre as diferentes regiões do planeta, com as maiores taxas nos países desenvolvidos. Para o Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca) foram estimados 66.280 casos novos de câncer de mama neste ano, com um risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres. 

Não há uma causa única para o câncer de mama. Diversos fatores estão relacionados ao desenvolvimento da doença entre as mulheres, como envelhecimento, determinantes relacionados à vida reprodutiva da mulher, histórico familiar de câncer de mama, consumo de álcool, excesso de peso e atividade física insuficiente.

Os principais fatores de risco para o câncer de mama, segundo o Inca, são:

Comportamentais/Ambientais

  • Obesidade e sobrepeso, especialmente após a menopausa
  • Atividade física insuficiente (menos de 150 minutos de atividade física moderada por semana)
  • Consumo de bebida alcoólica
  • Exposição frequente a radiações ionizantes 
  • História de tratamento prévio com radioterapia no tórax

Aspectos da vida reprodutiva/hormonais

  • Primeira menstruação (menarca) antes de 12 anos
  • Não ter filhos
  • Primeira gravidez após os 30 anos
  • Parar de menstruar (menopausa) após os 55 anos
  • Uso de contraceptivos hormonais (estrogênio-progesterona)
  • Ter feito terapia de reposição hormonal (estrogênio-progesterona), principalmente por mais de cinco anos

Hereditários/Genéticos

  • Histórico familiar de câncer de ovário e de câncer de mama em mulheres, principalmente antes dos 50 anos
  • Histórico de caso de câncer de mama em homem
  • Alteração genética, especialmente nos genes BRCA1 e BRCA2 - a mulher que possui esses fatores genéticos tem risco elevado para câncer de mama

Outubro Rosa

Este ano a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) retoma o movimento de conscientização Quanto antes melhor. A ideia é focar na prevenção, estimulando as idas periódicas aos mastologistas (já que, se o câncer for descoberto no início, as chances de cura chegam a 95%). O intuito da campanha é o de chamar a atenção das mulheres para a adoção de um estilo de vida saudável no dia a dia, com a prática de atividades físicas e boa alimentação para evitar doenças como o câncer de mama.

A SBM quer reforçar que há muita vida após o câncer de mama e que o cuidado com a saúde feminina deve ser olhado com atenção, principalmente neste momento em que o rastreamento e o tratamento foram prejudicados e ainda estão sendo retomados por conta da pandemia de covid-19.

De acordo com o presidente da SBM, Vilmar Marques, boa parte do movimento deste ano será online e focará na disseminação da informação. “Diversos estudos revelam que o sobrepeso e a obesidade, além da falta de atividades físicas no dia a dia, aumentam os riscos para câncer de mama e ainda proporcionam uma má qualidade de vida para quem está em tratamento. Nosso alerta é: Quanto antes mudar o estilo de vida, melhor para a saúde. Desta forma, evita-se que novos casos de câncer de mama ocorram”, afirma ele, completando que o acompanhamento com o mastologista e a realização da mamografia anual nas mulheres a partir dos 40 anos é igualmente importante para a prevenção.

O presidente da regional Pernambuco, Carlos Eduardo Caiado, ratifica a importância da precocidade nos diagnósticos. “Saber o quanto antes é tudo no tratamento de um câncer de mama. Essa neoplasia, bem no início, é assintomática. Por isso, vem a importância do rastreamento. Com o diagnóstico precoce em mãos, há aumento nas taxas de cura, as cirurgias são menos agressivas e a possibilidade de não precisar de quimioterapia é grande. O pós-cirúrgico também é mais rápido, e a paciente consegue retomar a rotina”, frisa Caiado. 

Sinais e sintomas do câncer de mama 

O câncer de mama geralmente não apresenta sintomas nas fases iniciais. Os principais sinais suspeitos, segundo o Inca, são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).

Tags

Autor