COLUNA JC SAÚDE E BEM-ESTAR

Covid-19: terceira dose é liberada para idosos a partir dos 60 anos em Pernambuco

Anúncio foi feito pelo secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, nesta sexta-feira (1º)

Imagem do autor
Cadastrado por

Cinthya Leite

Publicado em 01/10/2021 às 11:41 | Atualizado em 01/10/2021 às 12:07
Notícia
X

O reforço na imunização contra a covid-19 chega agora para os idosos a partir de 60 anos em Pernambuco. O anúncio foi feito pelo secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, em coletiva de imprensa na manhã desta sexta-feira (1º). A estratégia, balizada pelo Comitê Técnico Estadual para Acompanhamento da Vacinação, foi pactuada com os gestores municipais em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), nesta manhã.

Leia também: Covid-19: Pernambuco autoriza terceira dose da vacina para profissionais de saúde

Segundo Longo, ficou estabelecido que, assim que chegarem mais vacinas (amanhã), já é possível vacinar esse público com a terceira dose, desde que o esquema com duas doses ou dose única tenha sido concluído há, no mínimo, seis meses. "Vamos ampliar a proteção para os idosos", diz André Longo. A primeira remessa de imunizantes destinada a esse público está prevista para chegar ao Estado na tarde deste sábado (2), com novos lotes de vacinas da fabricante Pfizer/BioNTech. 

No último dia 29 de setembro, o Ministério da Saúde já havia anunciado a recomendação da terceira dose para idosos a partir de 60 anos. 

O secretário André Longo também anunciou que os trabalhadores de saúde, que completaram o esquema vacinal (duas dose contra covid-19 ou dose única) até 31 de março, já estão autorizados a tomar a aplicação de reforço.

"São profissionais que já concluíram seis meses do recebimento da segunda dose. Nesses casos, todos os municípios pernambucanos já estão autorizados a aplicar a dose de reforço. Para isso, hoje (1º) o amanhã chegam mais vacinas para seguirmos com a estratégia de proteção à linha de frente (de combate à covid-19)", disse Longo.

Tags

Autor