RECIFE

Mutirão oftalmológico tem tumulto e deixa muita gente sem atendimento na Fundação Altino Ventura

Muitos pacientes voltaram frustrados para casa porque não conseguiram ficha para serem atendidos. Fila começou a se formar na noite de sexta-feira (1º)

Imagem do autor
Cadastrado por

Margarida Azevedo

Publicado em 02/10/2021 às 9:24 | Atualizado em 02/10/2021 às 10:17
Notícia
X

Atualizada às 10h

Pacientes que foram até a Fundação Altino Ventura (FAV), no bairro da Iputinga, Zona Oeste do Recife, na manhã deste sábado (02), para participar de um mutirão oftalmológico voltaram para casa frustrados. Uma longa fila se formou em frente à unidade. Eles relataram que as fichas para marcação de exames e cirurgias acabaram bem antes das 6h, horário informado pela fundação para início do atendimento médico. Contaram também que muitas pessoas chegaram ao local ainda na noite de sexta-feira (1º).

A cuidadora de idosos Claudineide Maria saiu às 3h de Moreno, no Grande Recife, para tentar conseguir marcar uma cirurgia de catarata para sua mãe. "Faz três anos que ela espera por essa cirurgia. Paguei mais de cem reais de táxi para vir e não consegui pegar uma ficha", contou, chorando diante da decepção por não ter sido atendida.

Quem também chegou ainda de madrugada foi a técnica em telecomunicações Cecília Gomes. "Estava aqui às 5h e já não tinha mais fichas. Soube que começaram a distribuir às 3h. Também ouvi dizer que havia gente vendendo fichas por cem reais", afirmou Cecília. Ela foi ao local na esperança de também marcar cirurgia de catarata.

Segundo a assessoria de imprensa da Fundação Altino Ventura, às 19h da sexta-feira a fila começou a ser formada em frente à sede. "Os colaboradores da instituição, ao perceberem que a fila já tinha excedido o número de 500 pacientes, decidiram fazer a entregas das senhas às 4h do sábado, a fim de evitar a aglomeração de mais pessoas chegando ao local. Às 6h os atendimentos foram iniciados", explicou.

Após a distribuição das 500 fichas ofertadas, ainda conforme a assessoria, os colaboradores da FAV informaram aos pacientes que chegavam que o limite de fichas havia sido completado e que, portanto, não adiantava esperar por atendimento.

Oitenta profissionais estão atendendo os 500 pacientes que conseguiram garantir ficha. "As primeiras 500 pessoas que chegaram já estão sendo atendidas normalmente", explica a assessoria.

AMPLIAÇÃO

Diante da grande procura, a direção da Fundação Altino Ventura decidiu atender, ainda neste sábado, mais 170 pacientes fora os 500 que tinham sido inicialmente previstos. Também informou que vai agendar consulta para as pessoas da fila em uma nova data.

Tags

Autor