COLUNA JC SAÚDE E BEM-ESTAR

Em site, mulheres a partir dos 40 anos podem marcar gratuitamente mamografia no Hospital de Câncer de Pernambuco; veja o passo a passo

Na data marcada, a paciente deve dirigir-se ao setor de raio-x do hospital com os documentos originais em mãos

Imagem do autor
Cadastrado por

Cinthya Leite

Publicado em 04/10/2021 às 7:04 | Atualizado em 04/10/2021 às 11:47
Notícia
X

O diagnóstico precoce é fator primordial para o sucesso no tratamento do câncer de mama. Para que isso seja possível, é necessário atenção à realização anual da mamografia, exame de imagem capaz de identificar os nódulos nas mamas antes de serem palpáveis, ou seja, no estágio inicial da doença. Com esse objetivo, a campanha mundial Outubro Rosa chega a mais uma edição, e o Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP), referência nacional no tratamento oncológico, intensifica a campanha Outubro Rosa o Ano Inteiro, lançada em agosto, com o objetivo de estimular o cuidado com a saúde durante todo o ano.

Leia também: Teste de covid-19 no Aeroporto do Recife: saiba como funciona 

No HCP, a mamografia é oferecida gratuitamente durante todo o ano, de segunda a sexta-feira. Desde o lançamento da campanha em agosto, ampliou a oferta diária de exames de 50 para 70 e ainda firmou parceria com a startup recifense TI Saúde, que disponibilizou uma plataforma online para facilitar a marcação.

Leia também: Em mulheres, sintomas do infarto são diferentes da clássica dor no peito; veja sinais de alerta

Para realizar o agendamento, a mulher precisa ter 40 anos ou mais e não tem feito o último exame a menos de um ano. Basta acessar o site www.hcp.org.br/outubrorosa, realizar o cadastro e escolher o dia e horário disponível. Na data marcada, a paciente deve dirigir-se ao setor de raio-x do hospital com os documentos originais em mãos. “É muito importante que a mulher faça sua mamografia. Quanto mais cedo for detectada a doença, maior a possibilidade de um tratamento menos invasivo e maior a chance de alcançar a cura”, ressalta o superintendente-geral do HCP, Hélio Fonsêca.

Vale ressaltar que homens também podem ter câncer de mama, representando cerca de 1% de todos os casos diagnosticados da doença. Por ser raro, o exame de rastreio, a exemplo da mamografia, não é indicado para esse público. Por isso, é importante que os homens procurem um médico ao identificar qualquer alteração nas mamas. Em 2019, no Brasil, 227 homens morreram em decorrência de complicações da doença, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca).

Câncer de mama: mais de 66 mil novos casos entre brasileiras em 2021

O câncer de mama é o tumor que mais acomete as mulheres em todo mundo. A doença é formada pela multiplicação desordenada de células anormais, que formam um tumor com potencial de invadir outros órgãos. Segundo o Inca, 66.280 novos casos da doença devem ser diagnosticados no Brasil em 2021. O surgimento da doença pode estar associado a fatores genéticos (5% a 10% dos casos), porém os principais fatores de risco para a doença estão ligados ao consumo de bebidas alcoólicas, tabagismo, obesidade e inatividade física. Cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis, como manter o peso adequado e evitar o cigarro.

Sintomas do câncer de mama

Entre os principais sintomas, estão nódulo único endurecido; irritação, inchaço, dor ou vermelhidão na mama; retração da pele, secreção sanguinolenta no mamilo; inchaço no braço. O tratamento varia de acordo com o tipo e o estadiamento da doença. “O tratamento dependerá do tamanho da lesão, podendo ser empregado a quimioterapia, a radioterapia, cirurgia ou a combinação de dois ou mais procedimentos”, explica a coordenadora do serviço de mastologia do HCP, Carolina Vasconcelos.

Em 2020, 5.555 pacientes foram atendidas no ambulatório de mastologia do HCP. Além disso, 6.841 mamografias foram realizadas. 

Tags

Autor