COLUNA JC SAÚDE E BEM-ESTAR

Município do Grande Recife acumula 30 dias sem registro de mortes por covid-19

O último óbito pela doença, na cidade, foi no dia 13 de setembro

Imagem do autor
Cadastrado por

Cinthya Leite

Publicado em 13/10/2021 às 14:44 | Atualizado em 13/10/2021 às 14:48
Notícia
X

O Cabo de Santo Agostinho, município da Região Metropolitana do Recife, está há 30 dias sem mortes por covid-19. O último óbito pela doença, na cidade, foi no dia 13 de setembro. 

Leia também: Confira os oito bairros que recebem nesta semana ação da Prefeitura do Recife de testagem gratuita contra a covid-19

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Ana Maria Albuquerque, o responsável pela queda nas mortes foi o avanço da campanha de vacinação. “No Cabo, já temos mais de 98% da população adulta vacinada com a primeira dose e mais de 56% com a segunda. Essa proteção vacinal tem contribuído na redução dos índices da covid-19 aqui", diz. Com a diminuição das mortes e casos, o município começou a desativar os leitos de enfermaria vermelha e amarela exclusivos para a doença, que eram 20 e hoje são 8. Esse espaço irá possibilitar o retorno das cirurgias eletivas nas unidades municipais. 

Nas últimas 24 horas, a cidade não registrou novos casos de covid-19. Assim, o município totaliza, desde o início da pandemia, 10.039 casos da infecção, dos quais 8.838 foram leves e 1.201 de síndrome respiratória aguda grave (srag). Destes últimos, 523 evoluíram para óbito.

Atualmente, 19 residentes do município estão internados, sendo 5 em leito de terapia intensiva (UTI) e 14 em leito de isolamento. Apesar dos dados, a secretária alerta sobre manter os cuidados contra a doença. “É importante continuar usando álcool em gel e máscara, além de manter o distanciamento. Apesar da queda nos números, estamos com a variante delta circulando em todo o Estado e não podemos nos descuidar”, afirmou Ana. 

Atualmente, o município está vacinando pessoas a partir de 17 anos, por demanda espontânea, e entre 12 e 17 anos com comorbidades, através de agendamento no site www.prefeitura.cabo.pe.gov.br . A cidade também realiza a 3ª dose nos idosos e imunossuprimidos por demanda espontânea. A imunização acontece de 8h às 13h no Centro de Vacinação da Covid-19, na Praça 9 de Julho.

De acordo com a secretária municipal de saúde, nas últimas semanas o município não recebeu doses para a primeira aplicação e, até o momento, também não recebeu doses para vacinar a população ampla de adolescentes; apenas para este público com comorbidades.

Sobre a campanha de vacinação, já foram aplicadas 233.949 doses de vacinas contra a covid-19. Do total de doses aplicadas, 145.768 são de primeira administração, 86.429 de segunda, 1.097 de doses únicas e 655 de reforço.

Tags

Autor