COLUNA JC SAÚDE E BEM-ESTAR

Detectada mutação da variante delta em Belém: veja o que se sabe sobre os casos que deixam o Pará em alerta

Secretaria Municipal de Saúde detectou a subvariante delta, AY.33, circulando em Belém e que pode não ser detectada por testes

Imagem do autor
Cadastrado por

Cinthya Leite

Publicado em 26/10/2021 às 10:01 | Atualizado em 26/10/2021 às 16:28
Notícia
X

Em Belém, capital do Pará, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), por meio do Departamento de Vigilância à Saúde, em parceria com o laboratório de Genética Humana e Médica do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Pará (UFPA), realizou o sequenciamento de 116 amostras do coronavírus obtidas de pacientes da cidade.

Leia também: Senac oferece 872 vagas gratuitas em cursos para profissionais de saúde

Nessas análises, a Sesma detectou uma subvariante delta, a AY.33, circulando em Belém e que pode não ser detectada por testes rápidos e pelos protocolos padrões de RT-qPCR.

Dessa maneira, a secretaria orienta que qualquer pessoa que apresente sintomas compatíveis com covid-19 deve ser orientada a manter isolamento social por 14 dias.

A secretaria reitera que, nas análises realizadas nos meses de julho e agosto, foram notificados em Belém 1.612 casos da covid-19. Foram enviados para sequenciamento 72 (4%) amostras de pacientes sintomáticos e que apresentaram RT-qPCR positivo, resultando em 84,7% de casos provocados pela variante gama, enquanto os casos da variante delta representaram 9,7%; as variantes beta e zeta também foram detectadas, cada uma com 2,8%.

Já em setembro, foram notificados 332 casos de covid-19. De 24 (7%) pacientes sintomáticos, com resultado positivo no RT-qPCR, 50% foram casos provocados pela variante delta e 50% dos pacientes haviam sido infectados pela variante gama do coronavírus. 

Nos primeiros 20 dias do mês de outubro, foram notificados 152 casos. As 20 amostras genotipadas (13%) revelaram uma inversão, com a predominância da variante delta, responsável por 75% dos casos, enquanto a variante gama foi identificada em 25%.

Alerta para subvariante da delta

Desta forma, apesar da atual estabilidade do número de casos de covid-19, a Sesma orienta que as unidades notificadoras estejam atentas ao atendimento de casos suspeitos da doença, assim como de outros agravos de notificação compulsória, realizando a notificação imediata dos casos suspeitos e confirmados oriundos de outros países ou Estados brasileiros. A medida é fundamental para a Divisão de Vigilância da Sesma adotar as medidas de controle.

Diante deste cenário, faz-se necessário que a população siga com as medidas de prevenção e controle, como isolamento domiciliar da pessoa que estiver com suspeita ou em período de transmissão da doença, lavagem frequente das mãos com água e sabão e/ou álcool em gel, além do uso obrigatório de máscara e manter o distanciamento social.

As unidades notificadoras poderão acionar a Sesma pelos e-mails notificabelem@sesma.pmb.pa.gov.br e
dvebelem@sesma.pmb.pa.gov.br. Também pode ser feito contato telefônico pelos números 91 98568-6203, 91 98568-3067 ou 91 98417-3985.

Tags

Autor